Mãe, um ser tão especial cuja doçura já se encontra no nome. Por vezes cheia de dúvidas e cobranças, sem saber se conseguirá dar conta das múltiplas tarefas do dia.

A educação do(s) filho(s), a condução do lar, o trabalho remunerado e, ainda por cima as finanças da casa. Diante de tantos desafios, como equilibrar tudo isso com amor?

Não é fácil …. mas é possível!

O papel da mãe nas finanças da família

Muitas mães são responsáveis pelo sustento da casa. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.

Diante deste avanço, vale ressaltar que muitas mulheres são mães solo, conduzindo e sendo a principal, senão única, responsável pelo sustento da casa e educação dos filhos.

É um contexto desafiador, mas com algumas atitudes é possível manter a vida financeira equilibrada e ainda investir. Confira!

  1. Entenda a importância da saúde financeira

Toda mãe se preocupa com a saúde do filho. Se começa a espirrar um sinal de alerta já se acende, não é mesmo?

Com a saúde financeira não deve ser diferente. Buscar uma organização, entender as principais contas da casa, controlar as despesas, cortar gastos e economizar, ter uma visão de longo prazo. Tudo isso deve ser parte da rotina diária de uma mãe.

Comece a questionar como está a sua situação financeira atual, como ela está impactando no seu orçamento, de forma positiva ou negativa?

  1. Tenha o hábito de anotar e controlar gastos

Como parte de um bom planejamento financeiro, está o hábito de registar e controlar todos os gastos de casa.

Você tem o costume de anotar? Pode ser num caderno, numa planilha ou até no aplicativo do celular. O importante é controlar. Faça uma lista de compras ao ir ao supermercado, controle as compras parceladas no cartão, analise as tarifas cobradas pelo seu banco. Veja o que faz sentido para você, separe um dia na semana e coloque tudo na ponta do lápis.

  1. Estabeleça metas e objetivos

Estabeleça metas para economizar e cortar custos. Mas, acima de tudo, estabeleça metas para realizar sonhos. O sonho da viagem em família, o sonho da casa própria, o sonho da festa de 15 anos da filha.

Para que todos as metas e sonhos se realizem o que será necessário fazer? Desenhe o caminho a ser percorrido. Comece definindo o sonho, levantando os valores envolvidos e definindo uma quantia mensal a ser poupada. O que você precisará abrir mão no caminho? Como você vai manter o foco para não desistir dele (sonho)? Quanto está disposta a economizar todo mês? São perguntas que precisarão ser respondidas.

  1. Monte uma reserva para emergências

A vida é cheia de imprevistos. Com filhos então, nem se fala…

Por isso é fundamental pensar numa reserva financeira para esses momentos.

Com as contas de casa organizadas você conseguirá enxergar oportunidades para economizar e investir o dinheiro poupado.

Separe um valor mensal toda vez que receber seus proventos, direcione para um investimento de baixo risco e que possa ser resgatado a qualquer momento. Com o passar do tempo a sua reserva estará formada e você vai está mais segura sabendo que tem uma quantia separa para o imprevisto que aparecer.

O papel da mãe na educação financeira dos filhos

Dentre os vários papéis da mãe, ser o exemplo na vida dos filhos é o maior deles.

Quando você aprende a lidar com o próprio dinheiro, a estabelecer metas e a poupar, o seu filho vai perceber esse movimento positivo e isso irá se tornar um ciclo virtuoso para você e sua família.

Ensinar educação financeira para seus filhos é um dos maiores legados que você como mãe pode deixar. Mostre a ele a importância de dar valor ao dinheiro desde cedo. A poupar, a não desperdiçar. Ensine-o a guardar as medas em cofrinhos ou num banco com o intuito de realizar sonhos, a ter paciência e saber esperar o tempo das coisas.

Não tem como dissociar a vida financeira da vida familiar e do papel de mãe.

Aprender a importância de ter uma boa relação com o dinheiro vai ajudar muito na rotina do lar e te levar a realizar grandes sonhos.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte