O MACD (Moving Average Convergence/Divergence) é um indicador técnico de análise gráfica utilizado em investimentos para identificar a tendência de preços de ativos, bem como sinais de compra e venda.
Formado pela comparação de duas médias móveis exponenciais, uma de curto prazo e outra de longo prazo. Assim, quando as duas médias se cruzam, pode ser indicativo de mudanças na tendência de preços. Exibido com uma linha de sinal, que é uma média móvel da diferença entre as duas médias móveis exponenciais.
O cálculo é feito por meio da subtração do valor de duas médias moveis.
MACD na prática
Basicamente, os períodos utilizados para calcular o indicador é facilmente personalizado e dependerá de cada estratégia. Contudo, investidores geralmente usam períodos de 12 e 26 dias, junto com uma linha média móvel de 9 dias.
Ou seja, se o indicador está abaixo da linha de 9 dias é sinal de venda e acima é um sinal de compra.
Em suma, o modelo técnico é amplamente utilizado por analistas gráficos. Pois, serve como uma forma de identificar pontos de entrada e saída do mercado. Bem como, fornecer informações sobre a força da tendência de preços e a possibilidade de reversão.
No entanto, é importante destacar os dados devem ser utilizado em conjunto com outros indicadores. Assim, as análises para formar uma opinião completa sobre a tendência de preços de um ativo serão mais acertivas. É sempre importante considerar várias fontes de informação antes de tomar uma decisão de investimento.