A líder nacional de massas e biscoitos, M. Dias Branco (MDIA3), aderiu ao Movimento Transparência 100%. É uma das iniciativas do Programa Ambição 2030, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é engajar empresas e organizações na adoção de ações concretas alinhadas aos princípios do Pacto Global, em especial direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Dessa forma, como uma iniciativa de fomento à transparência no País, o movimento é para encorajar e capacitar as empresas a irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque.

O que diz a M. Dias Branco

“A M. Dias Branco aderiu de forma voluntária ao Movimento Transparência 100%, iniciativa que representa mais um importante passo na jornada pelo desenvolvimento da transparência corporativa no Brasil. Essa adesão reforça nosso engajamento com a adoção de medidas que apoiem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU”, destaca Daniel Gutiérrez, vice-presidente Jurídico, de Governança, Riscos e Compliance da empresa.

Sobre o Movimento Transparência 100%

O Movimento Transparência 100% propõe cinco metas a serem cumpridas pelas empresas até 2030:

(I) 100% de transparência das interações com a Administração Pública;

(II) remuneração 100% íntegra da alta administração;

(III) 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade;

(IV) 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança;

(V) 100% transparência sobre os canais de denúncias.

A iniciativa conta com mais de 67 empresas participantes, baseando-se na crença de que empresas devem ir além das obrigações legais para fortalecer seus mecanismos de transparência e integridade.

A proposta é trabalhar para tornar as empresas mais resilientes, transformando-as em exemplos para todo o setor privado, desenvolvendo ainda mais a governança em todo o País.

Os pilares

A iniciativa também auxilia o setor privado brasileiro a alcançar as metas de combate à corrupção que integram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16). Para isso, os pilares de atuação são: Engajamento da alta liderança, adesão e cumprimento das metas do movimento; Visibilidade, articulação empresarial e publicização do compromisso; Construção de capacidades, produção de conhecimento e capacitação; e Monitoramento, compartilhamento de boas práticas e premiação – neste caso, o monitoramento se dará por meio de um formulário anual auto declaratório que será enviado pelo Pacto Global com os indicadores de cada meta assumida pela empresa.

ESG

A M. Dias Branco já é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. Por meio de sua Agenda Estratégica ESG, a companhia adotou metas públicas para serem atingidas até 2030, com base em pilares que representam o ESG: “Cuidar do Planeta”, “Acreditar nas Pessoas” e “Fortalecer Alianças e maximizar valor da Companhia”.

(Fonte: Imprensa M. Dias Branco)