Veja a análise do BB Investimentos sobre a M.Dias Branco (MDIA3) que faz parte da seleção ESG. Desse modo, os analistas do banco destacam que a companhia é referência no setor de alimentos e bebidas em práticas ambientais, sociais e de governança.
M.Dias Branco está alinhada aos princípios do Pacto Global
De acordo com o BB, a M.Dias Branco é líder nacional nos segmentos de massas alimentícias e biscoitos. A companhia celebrou a listagem na 16ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice Carbono Eficiente (ICO2), ambos da B3, que vigoraram durante o ano de 2021.
Todavia, sua Política de Sustentabilidade está alinhada aos princípios do Pacto Global, aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. Contudo, em 2020, a companhia realizou uma profunda análise das conexões de seu negócio com os ODS e de que forma podem impactar diretamente em cada um deles, com atuação direcionada em 14 dos 17 ODS.
Assim, a Agenda Estratégica de Sustentabilidade da empresa foi aprovada em 2014 e atualmente possui
oito temas materiais para os quais são definidos Grupos de Trabalho.
Ambiental
Segundo o BB, a fim de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas, a M. Dias Branco manteve a adoção de 50 hectares da Reserva Natural Serra das Almas, que é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará.
Além disso, considerando que a matéria-prima base das embalagens plásticas é a resina de polipropileno, derivada do petróleo, destacamos como positiva a iniciativa da empresa em melhorar a eficiência das embalagens dos produtos com foco na redução do uso de plástico, além da reciclagem do papel e papelão, bem como outros materiais relacionados.
Adicionalmente, a M. Dias Branco implanta reuso de água nas unidades que possuem Estação de Tratamento de Efluentes, e monitora as emissões de gases de efeito estufa decorrentes de suas operações.
Social
Dentre as diversas diretrizes traçadas pela empresa com foco social os analistas do BB destacam:
(i) a incorporação e promoção do tema Sustentabilidade em toda a cadeia de valor das operações da empresa;
(ii) investimento social das unidades industriais e atuação com foco no engajamento com as comunidades no entorno das operações da empresa;
(iii) ações de educação e de comunicação que estimulem os colaboradores a adotar uma atitude sustentável no seu dia a dia; e
(iv) respeito e defesa dos direitos humanos, com valorização da diversidade cultural e dos parceiros de negócios em todas as unidades.
Governança
A M. Dias Branco está listada no segmento Novo Mercado da B3 desde 2006, contando apenas com ações ordinárias. O Conselho de Administração Titular possui 50% de membros independentes. Além disso, desde 2014, os cargos de Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração são ocupados por pessoas distintas.
“Além do Comitê de Ética e de Sustentabilidade, destacamos a criação do Comitê de Governança, em 2019, que implementou novas políticas referentes a partes relacionadas, anticorrupção, patrocínios e doações, entretenimento e hospitalidade”. Ressaltaram os analistas do BB.
Controvérsias relacionadas a M.Dias Branco
Por fim, o BB não observou controvérsias relevantes envolvendo a M. Dias Branco que pudessem ocasionar redução de sua nota ESG, ou alterar nossa percepção da companhia em relação ao assunto.