Nesta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

A iniciativa — chamada de Desenrola Pequenos Negócios — será apresentada em um evento no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e representantes de entidades de estímulo ao empreendedorismo.

O ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, afirmou que o programa funcionará de forma semelhante ao Desenrola Brasil, que chegou a renegociar dívidas de mais de 14 milhões de pessoas físicas.

Além disso, o ministro informou que o programa deverá refinanciar dívidas obtidas pelos pequenos negócios com empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

As negociações terão garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO) — ou seja, o FGO vai assegurar o pagamento da dívida aos credores, mesmo que não sejam quitadas as parcelas negociadas, segundo as informações de Márcio França.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte