O lucro líquido recorrente no 1T20 foi de R$ 50,6 milhões, queda de 27,6% na comparação com o 1T19. Os principais itens não recorrentes considerados no 1T20 foram o resultado na venda ASAIC e reestruturações. Já o lucro líquido no 1T20, considerando as operações continuadas, foi de R$ 7,2 milhões, queda de 88,8%.

No comparativo dos trimestres a receita liquida caiu 8,8% somando R$ 747 milhões, com redução nos Brasil e no mercado internacional (ver tabela). A margem bruta também sofreu uma redução de 50,1% para 48,3% no 1T20.

O EBITDA recorrente do primeiro trimestre de 2020 apresentou queda de 43,1% atingindo R$ 72,2 milhões; resultado da receita líquida retraída em todos os negócios da Alpargatas advindo da pressão exercida pela escalada global do COVID-19 no 1T20

A Alpargatas adotou medidas para adaptação ao momento da pandemia buscando melhorar a liquidez garantindo um fluxo de caixa para atravessar esse período de turbulência. A companhia captou R$ 0,8 bilhão de linhas adicionais de crédito bancário, o que nos levou a uma posição final de caixa de R$ 1,4 bilhão; suficientes para mais de 7 meses, em um hipotético cenário de extremo estresse de receitas. Em 31 de março de 2020, a posição financeira líquida era de R$ 330 ilhões (+1.519% comparado com 2019.

No contexto global, a empresa acelerou as vendas globais on-line, com crescimento de 29% em volume e 47% em receita líquida no 1T20; e crescimento de 45% em volume e 74% em receita líquida no mês de março. Os negócios internacionais de Havaianas, principalmente EMEIA, sofreram o impacto sócioeconômico da COVID19.

Capex – No 1T20, os investimentos consolidados para sustentação/expansão das operações (CAPEX) da Alpargatas totalizaram R$ 24,5 milhões. Deste montante, R$ 17,0 milhões foram investidos na sustentação/manutenção das operações, e R$ 7,5 milhões foram direcionados à expansão das operações de varejo, transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain.

Posição Financeira Líquida – Em 31 de março de 2020, a Alpargatas apresentava posição financeira líquida positiva de R$ 329,5 milhões; resultante de saldo de caixa de R$ 1,43 bilhão (a geração operacional somou R$ 348 milhões em 12 meses findos em março de 2020) e endividamento de R$ 1,10 bilhão.

Ontem a ação ALPA4 encerrou cotada a R$ 20,38 com queda de 20,4% no ano.

GUIDE INVESTIMENTOS: ALPARGATAS (ALPA4) divulga resultados referentes ao 1T20

Por possuírem atuação internacional, a companhia começou a sentir os efeitos do coronavírus desde o começo, quando começou o período de confinamento na China.

Diante do cenário de crise instaurado pelo vírus, a companhia teve queda de 8,8% na receita líquida, comparado com o mesmo período em 2019, atingindo R$ 747 milhões.

Entre outros destaques, estão:

• EBITDA foi de R$ 72 milhões (queda de 43%),com margem EBITDA de 10% (queda de 5,8 p.p.);

• Reforçaram sua posição de caixa através de uma captação de R$ 0,8 bilhão de linhas adicionais de crédito bancário, o que os levou a uma posição final de caixa de R$ 1,4 bilhão, suficientes para que consigam manter a companhia por mais de 7 meses, em um hipotético cenário de extremo estresse de receitas;

• Seu Lucro Líquido caiu em 27,6%, para R$ 50,6 milhões;

• O CAPEX da companhia no 1T20 foi de R$ 24,5 milhões, do qual R$ 17,0 milhões foram investidos na sustentação/manutenção das operações e R$ 7,5 milhões foram direcionados à expansão das operações de varejo, transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain;

• Sobre a marca Havaianas, seu e-commerce cresceu em 51% (49% apenas em março), o que foi essencial para que as vendas compensassem parcialmente o fechamento temporário das lojas físicas;

• Sobre a Osklen, as vendas se expandiram em janeiro e fevereiro, no entanto o DTC (vendas nas mesmas lojas e e-commerce) no mês de março representou uma queda e 8% devido as lojas físicas fechadas;

• A Mizuno teve queda de 23,3% na receita líquida vs. 2019, como resultado da limitação de disponibilidade de produtos importados vindo da Ásia, resultando no menor volume de vendas das categorias Infinity e Performance no atacado;

• Por volta de 82% das dívidas da Alpargatas (R$ 907,4 milhões) possuem vencimento no curto prazo, e dessas R$ 580,6 milhões são em moeda estrangeira. Outros R$ 195,7 milhões têm vencimento no longo prazo, sendo a totalidade em moeda nacional.

Mesmo com a crise, entendem que o seu alto potencial de longo prazo com foco em marcas ícones não muda. Seus pilares estratégicos de crescimento estão impulsionando os resultados e ampliando as oportunidades: a expansão global da marca Havaianas nos USA, Europa, China e Índia; a aceleração digital da Alpargatas; a expansão em novos segmentos através da inovação e o desenvolvimento de soluções de sustentabilidade.

Impacto: Negativo. As companhias do varejo tiveram sua performance extremamente afetada durante o período da quarentena, por terem suas lojas fechadas. Para a Alpargatas, não foi sentido o efeito do lockdown apenas no Brasil, mas em grande parte do globo, onde a companhia possui operação. Um dos projetos da empresa era o desenvolvimento do segmento de e-commerce, que ainda não era tão desenvolvido como o de suas concorrentes, e este projeto acabou sendo acelerado na crise, mas mesmo assim não conseguiu compensar as lojas fechadas temporariamente.

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