A Petz abriu seu capital recentemente, iniciando as negociações na B3 no dia 10/09 cotada a R$ 13,75 na abertura. Ontem a ação fechou a R$ 16,99 com 23,5% de valorização.
A companhia é uma plataforma de soluções para pets com uma estratégia omnicanal completa que integra não só os canais físicos e digitais. É a maior rede de centros veterinários do país, sob a marca Seres; a maior rede de centros de estética do Brasil e responsáveis pelo Adote Petz, o maior programa nacional de adoção de cães e gatos.
Lucro Líquido – O Lucro Líquido no 3T20 totalizou R$ 17,1 milhões, 47,5% superior aos R$ 11,6 milhões registrados no mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo forte desempenho operacional no trimestre. Nos 9M20, o resultado líquido foi de R$ 46,8 milhões, 125% maior que nos 9M19.
Receita Bruta – No 3T20, a Receita Bruta Total foi de R$ 450,2 milhões, um crescimento de 51,0% sobre o 3T19 e 36,2% superior ao 2T20. As vendas totais no trimestre foram impulsionadas principalmente por produtos (+55,2% a/a), com destaque para o substancial aumento do faturamento por meio dos canais digitais, que cresceu 392,9% em relação ao 3T19 e somou R$ 114,8 milhões no período. A venda de produtos nas lojas físicas também apresentou bom desempenho no trimestre; superando o nível de faturamento observado prépandemia2, totalizando vendas de R$ 314,1 milhões, aumento de 24,1% frente ao mesmo período do ano anterior.
Endividamento – No 4T19, a Companhia apresentava uma relação Dívida Líquida sobre EBITDA Ajustado de 2,0x. Com os recursos primários do IPO, a Petz elevou o seu caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras para R$ 542,9 milhões, levando a uma posição caixa líquido de R$ 13,3 milhões ao final do 3T20. A dívida bruta somou R$ 529,6 milhões dos quais R$ 235,7 milhões estão no curto prazo.
Investimentos – Os investimentos somaram R$ 59,6 milhões no 3T20, crescimento de 61,6% a/a. Em linha com a estratégia de expansão, R$ 46,0 milhões foram investidos na construção de lojas e hospitais; o que representou 77,2% do montante total, com a entrada em cinco novas cidades no trimestre, fortalecendo assim a estratégia Omnichannel. Cabe mencionar que os Investimentos do 3T20 foram impactados pela postergação de obras causadas pela pandemia, cujo impacto mais severo ocorreu no trimestre anterior. R$ 8,8 milhões foram alocados em Tecnologia e Digital, com o objetivo de melhorar a navegabilidade e experiência de compra dos clientes, especialmente nos aplicativos, além do foco na reforma de lojas.
Fluxo de caixa – O fluxo de caixa operacional ficou em R$ 51,3 milhões no 3T20, e em R$ 71,4 milhões no acumulado de 9 meses. Os recursos do IPO representaram uma entrada de R$ 336,735 milhões.