O lucro líquido do 2T20 ficou em R$ 60,2 milhões, com queda de 60,2% em relação aos R$ 151,3 milhões registrados no 2T19.

• A receita liquida do 2T20 somou R$ 4,47 bilhões contra R$ 4,23 bilhões no 2T19 (+5,8%);

• O lucro bruto cresceu 2,4% somando R$ 1,32 bilhão;

• As despesas operacionais saltaram de R$ 939,5 milhões para R$ 1,09 bilhão (+16,0%), com destaque para as despesas com vendas, (efeito da pandemia);

• O EBITDA somou R$ 229,6 milhões no 2T20 contra R$ 349,8 milhões no 2T29 (-34,3%).

Fluxo de caixa – O fluxo de caixa livre ficou negativo em R$ 437,5 milhões com um consumo de caixa total de R$ 544,8 milhões no 2T20.O Fluxo de caixa operacional consumiu R$ 286,3 milhões no trimestre.

Investimentos – Dos R$ 151,3 milhões investidos no 2T20, R$ 67,1 milhões foram destinados a abertura de novas lojas; R$ 32,0 milhões para a reforma e ampliação de lojas existentes e R$ 52,2 milhões para investimentos em infraestrutura.

As despesas financeiras líquidas totalizaram R$ 17,5 milhões no 2T20, excluindo os efeitos do AVP. Essas despesas foram mais do que compensadas pelo benefício fiscal de R$ 22,6 milhões relativos às despesas financeiras e também relativa aos juros sobre o capital próprio apropriados no período para pagamento em data posterior.

Juros sobre o capital próprio – No 2T20, a RD provisionou R$ 49,0 milhões em juros sobre capital próprio versus 53,5 milhões no 2T19; refletindo um payout de 81,4% sobre o Lucro Líquido, através da utilização de todo o limite legal permitido.

Endividamento – A companhia encerrou o 2T20 com uma dívida líquida ajustada de R$ 1,51 bilhão, versus R$ 990,8 milhões em jun/19. A Dívida Líquida Ajustada sobre o EBITDA foi de 1,2x. o aumento se deu em consequência do consumo de caixa relacionado a capital de giro no trimestre. A expectativa é de normalizar a Dívida Líquida sobre o EBITDA ainda dentro do ano.

Expansão a rede – A companhia inaugurou 55 lojas no 2T20, 8 a mais do que no mesmo período de 2019, e sem efetivar fechamentos, terminando o trimestre com um total de 2.162 lojas.

Mesmo com o atraso de algumas inaugurações devido à pandemia, especialmente em março, foram realizadas 94 aberturas no 1S20, contra 109 no 1S19. No final do período, 33,4% das lojas ainda estavam em processo de maturação, não tendo atingido todo o seu potencial de receita e rentabilidade.

A ação RADL3 encerrou ontem cotada a R$ 114,33, alta de 2,7% no ano.

Valor de mercado: R$ 37,7 bilhões.

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