Por meio de comunicado enviado ao mercado, a Locaweb (LWSA3) anunciou a aquisição da Octadesk por R$ 102 milhões. A empresa, fundada em 2015, é uma plataforma voltada para pequenas e médias empresas se relacionarem melhor com seus clientes em todas as etapas de sua jornada, como marketing, vendas e atendimento.
A Locaweb afirma no comunicado que “a plataforma possui capacidade de tornar as conversas humanizadas, melhorando a experiência nas relações com os clientes e potencializando os resultados das empresas em todos os canais digitais”.
De acordo com a empresa, o Conversational Commerce, que vem ganhando grande relevância no comércio mundial, habilita consumidores a obterem, por meio de uma conversa, informações sobre produtos, links de compras, conversão, suporte, respostas de dúvidas, solicitações, avaliações, entre outras interações, trazendo o melhor do mundo físico (atendimento humano personalizado) em uma interação virtual.
“A Octadesk vem apresentando forte crescimento em 2021. Por dia, a plataforma gerencia mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores e possui receita anual recorrente (ARR) de R$ 25 milhões; o que representa um crescimento de aproximadamente 100% YoY”, afirma a Locaweb.
Impacto: Positivo. Vemos a compra da Octadesk com bons olhos, por adicionar mais uma vertente ao mix que a Locaweb oferece as PME em seu ecossistema digital. A empresa tem realizado uma bem sucedida estratégia de crescimento inorgânico com foco em aquisições para melhorar o seu cross-sell entre seus clientes. Desde o IPO, mais de dez aquisições foram feitas, como a Yapay, Melhor Envio, Bling e a Bagy no início de julho. Acreditamos que a empresa continuará a buscar oportunas empresas para somar ao seu portfólio.
PLANNER: Locaweb (LWSA3) – Compra Octadesk por R$ 102 milhões
Em fato relevante a Locaweb anuncia sua terceira maior aquisição, a Octadesk, que é uma plataforma voltada para pequenas e médias empresas se relacionarem melhor com seus clientes em todas as etapas de sua jornada (marketing, vendas e atendimento), em tempo real e em múltiplos canais como WhatsApp, chat, Instagram, e-mail, entre outros, organizando suas interações em um único lugar. Propiciando automação e escala por meio de chatbots, assistentes virtuais pré-programados e tecnologia embarcada em Inteligência Artificial; a plataforma possui capacidade de tornar as conversas humanizadas; melhorando a experiência nas relações com os clientes e potencializando os resultados das empresas em todos os canais digitais.
O Conversational Commerce, que vem ganhando grande relevância no comércio mundial, habilita consumidores a obterem, por meio de uma conversa, informações sobre produtos, links de compras, conversão, suporte, respostas de dúvidas, solicitações, avaliações, entre outras interações, trazendo o melhor do mundo físico (atendimento humano personalizado) em uma interação virtual. soluções desse tipo, que até pouco tempo eram a realidade somente para grandes empresas, hoje com a Octadesk, são acessíveis também para pequenas e médias.
Assim como a Locaweb, a Octadesk vem apresentando forte crescimento em 2021. Por dia, a plataforma gerencia mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores e possui receita anual recorrente (ARR) de R$ 25 milhões; o que representa um crescimento de aproximadamente 100% A/A.
O preço de fechamento da aquisição da Octadesk é de aproximadamente R$ 102 milhões e está sujeito, ainda; a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro, usuais neste tipo de transação.
A LWSA3 fechou cotada a R$ 25,28 com valorização de 25,66% em 2021.