Iniciou uma onda de incerteza no segmento das empresas de locação de veículos, contudo há um consenso interessante para observar. Entre as empresas mais conhecidas e listadas na Bolsa de Valores estão a Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3), ao qual buscam encontrar o caminho da estabilidade em meio às depreciações.
Conforme o relatório da Ativa, no curto prazo, as perspectivas para os seminovos podem impactar negativamente a rentabilidade das empresas. Com a depreciação em alta e margens de venda de veículos abaixo do esperado, as locadoras enfrentam desafios.
No entanto, no médio e longo prazo, com novas safras adquiridas e descontos favoráveis, espera-se que a depreciação diminua, embora permaneça acima da média histórica. Além disso, segmentos como o de locação apresentam demanda robusta, possibilitando reajustes de preços e expansão de margens.
Dessa forma, a recente queda das ações de Localiza (RENT3) se tornou sinal de oportunidade para os analistas da Ativa. “Acreditamos que o valuation atual apresenta uma margem de segurança atrativa. Estamos reduzindo o preço alvo da ação de R$78,60 para R$77,00, mas reafirmamos nossa recomendação de COMPRA para o papel”.
Por outro lado, a Movida (MOVI3) segue sustentada com recomendação NEUTRA mesmo apresentando valuation atrativo. “Entendemos que a estratégia agressiva da empresa comprometeu sua capacidade de gerar valor em 2023, principalmente ao analisarmos que a Movida necessitará subir ticket para não ter sua margem tão pressionada, enquanto sua principal concorrente acabou de fazer uma combinação de negócios e não possui uma necessidade tão forte de aumentar preços quanto a companhia”.
Perspectivas e Estratégias Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3)
Observando a demanda tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, é possível antecipar tendências de mercado e ajustar as estratégias de investimento. O ciclo de queda da Selic e a recuperação econômica das empresas podem impulsionar a demanda em 2024, sendo um fator macroeconômico positivo para os ativos.
Fato que eleva a margem de segurança nos preços dos ativos apesar das recentes quedas das ações.
Empresas com diferenciais competitivos, como a Localiza, podem se destacar. Principalmente neste novo mercado de carro por assinatura, sinalizado por diversos analistas que pode promover uma mudança no foco das montadoras, abrindo espaço para maior consolidação das locadoras.
Já o viés dos seminovos, a volatilidade de preço e demanda reforça a necessidade de monitoramento. O aumento dos preços dos veículos tem impactado a disponibilidade e a depreciação, refletindo no mercado como um todo.
No entanto, com a redução da inadimplência e o crescimento da renda, espera-se um aumento nas concessões de crédito, impulsionando a venda de veículos financiados. A estabilização dos preços dos seminovos e o crescimento econômico indicam uma perspectiva mais positiva para a depreciação no futuro próximo.
Portanto, apesar do curto prazo desafiador com crescimento quase estagnado e o rejuvenescimento da frota, as perspectivas dos analistas para os custos em 2024 são otimistas. Assim, sugerindo estabilidade e potencial para lucros consistentes.