A Localiza (RENT3) aproveitou sua reunião anual para investidores e analistas, o Investor Day, para anunciar projetos futuros, entre eles uma nova visão de se tornar uma plataforma de mobilidade.

Após a fusão com a Unidas, a companhia agora é Localiza&Co. A nova marca comandará as empresas sob o guarda-chuva do grupo.

Novo segmento de clientes

Além da mudança de nome, a Localiza também lançou, entre outras iniciativas, uma nova plataforma de serviços voltada para quem tem carro próprio, o Localiza+.

O produto funcionará por meio de planos de assinatura, que contará com serviços de manutenção e pagamentos parcelados de débitos, como multas e IPVA.

“A vertical é mais um esforço da companhia para ir além de seus negócios principais e diversificar suas receitas, principalmente considerando o cenário atual para o setor. O grande foco de crescimento para a Localiza segue sendo em aluguéis, tanto para o RAC (aluguel de carros) quanto para o GTF (gestão e terceirização de frotas)”, avalia o analista de ações da Nord Research, Victor Bueno.

O analista acrescenta que a empresa também passou a registrar expansão dos números  da vertical de seminovos – o que, inclusive, já havia contribuído para os bons resultados da concorrente Movida nos últimos trimestres e que agora passam por fase de normalização de preços.

Espaço para consolidação


Na visão do nosso analista, o “rebranding” da marca e o aperfeiçoamento de suas verticais é um movimento que a Localiza está dando para continuar se consolidando como principal player do setor.

“Para continuar crescendo dentro de seu mercado, em meio ao cenário macro altamente desafiador, a Localiza segue empenhada em uma correta alocação de recursos nos melhores segmentos e em manter uma adequada estrutura de capital”, afirma Bueno.

Hoje, a Localiza possui uma alavancagem (Dívida Líquida/Ebitda) de 2,8 vezes, aproximando-se de 3,1 vezes da sua principal concorrente, a Movida, com base em dados apresentados no último trimestre (3T22).

Endividamento


Vale destacar, nesse sentido, um importante risco que é crescer com dívida. Com um alto patamar de endividamento, a dinâmica que vem sendo apresentada por ambas (Localiza e Movida) durante esse período de alta dos juros é de encurtamento de ROIC spread, que é a diferença entre o retorno sobre o capital investido e o custo da dívida.

O valor para a Localiza, que era de 13,3 p.p. ao final de 2021, já está em 7,6 p.p. – tanto por uma queda do ROIC quanto devido ao custo da dívida, que saiu de 3,7% para 8,1%.

ROIC spread. Fonte: Localiza

É hora de comprar RENT3?


Apesar de todas as novidades e da repaginação da marca, é possível que a Localiza continue vendo os seus resultados e sua expansão de negócio sendo impactados pelos juros.

“Para Localiza e Movida, diante do atual cenário, devemos ver uma postura muito mais focada em eficiência operacional rentabilidade do que necessariamente em crescimento neste momento”, afirma Bueno.

Considerando os números proforma (Localiza + Unidas), o analista destaca que RENT3 está sendo negociada por cerca de 10x Ebitda, enquanto MOVI3 a apenas 4x Ebitda.

“Mesmo com as pressões de juros e desafios de curto prazo (de uma depreciação mais alta afetando ambas as locadoras), seguimos vendo uma assimetria mais favorável para Movida no momento”, conclui.

Ebitda e cotação das ações de Localiza e Movida. Fonte: Bloomberg

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