Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia por seus estudos sobre o comportamento humano, suas heurísticas e vieses. No livro, o autor explora a forma como nosso cérebro reage a determinados estímulos, situações, nos fazendo entender por qual razão tomamos certas decisões.
Kahneman distingue o cérebro em dois sistemas, o primeiro, que atua de forma veloz, automática, como um modelo de associações que fazemos, criado a partir de coisas que reproduzimos com frequência. O segundo sistema é ativado quando o primeiro não consegue “resolver”. Este é mais lento e deliberativo.
A tomada de decisão no mercado financeiro é um dos fatores que distingue os bons dos maus investidores. Saber o momento correto de entrar em ação, para comprar ou mesmo vender um ativo, é imprescindível. Com as lições de Kahneman, o leitor se coloca em um patamar no qual os vieses não mais tomam conta da nossa cabeça em momentos atípicos.
A obra é essencial para compreensão de como decidimos, e por isso está nessa lista! A Teoria da Perspectiva, amplamente estudada pelo autor, trata sobre os valores distintos que atribuímos a ganhos e perdas. Ou seja, às perdas atribuímos peso muito mais significativo. A descrição dos demais vieses e até mesmo o efeito manada são muito bem examinados. Mais um livro excelente para quem fica ansioso com as oscilações da bolsa!