Em março, cinco novos itens foram incluídos na lista com direito ao bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF): açaí – fruto de cultivo (AC), sisal – fibra bruta beneficiada (BA), sorgo (TO), triticale (SP) e uva (SC). O documento foi publicado nesta terça-feira (7). O bônus é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a relação dos produtos com direito ao desconto neste mês já se encontra disponível no Diário Oficial da União (DOU).
Também constam na lista: alho (SC), banana (PB e PE), borracha natural cultivada (TO, BA, MA, ES, MG, SP, PR, GO, MS e MT), cacau cultivado – amêndoa (AM, RO e ES), castanha-de-caju (CE, PE, PI e RN), feijão caupi (TO, MA e MT), manga (BA, SP e DF), mel de abelha (SE, MG, PR e SC) e trigo (RS e MS).
Para os produtos que permanecerão com bônus, houve alterações nas localidades. Nenhum produto da lista do mês de fevereiro deixará de receber a bonificação.
O maior percentual de desconto da lista (68,86%) é atribuído aos produtores de manga em São Paulo. Na sequência, estão os produtores de manga da Bahia (56,78%) e de borracha natural cultivada do Maranhão (50,67%).
O desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é oferecido pelo governo federal quando o valor médio de mercado fica abaixo do preço de garantia de cada produto.
Clique aqui para acessar a lista com todos os produtos contemplados neste mês e os percentuais de bônus.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]