A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3, TAEE4 e TAEE11), conhecida como Taesa, fez um importante anúncio em seu Comunicado ao Mercado de 18 de novembro de 2024. A companhia informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) concedeu a Licença de Instalação (LI) para a linha de transmissão de 230 kV entre Açailândia e Dom Eliseu II.

Essa licença marca um marco significativo para o projeto envolvendo a Concessão Tangará Transmissora de Energia Elétrica S.A., pois agora todas as licenças necessárias para o projeto foram obtidas, permitindo que as obras possam ser iniciadas. Tangará é um empreendimento resultante do leilão de transmissão nº 02/2022, realizado em dezembro de 2022, e é totalmente controlado pela Taesa.

O projeto possui uma Receita Anual Permitida (RAP) total de R$ 102,8 milhões para o ciclo de 2024-2025, sem incluir PIS/COFINS, e um investimento planejado (Capex) de R$ 1.117 milhões, de acordo com as diretrizes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Localizada nos estados do Maranhão e Pará, a linha de transmissão se estenderá por aproximadamente 279 km, sendo 72 km de circuito duplo.

É importante destacar que a data estipulada pela ANEEL para a energização de Tangará é março de 2028, o que destaca as perspectivas de crescimento e fortalecimento da infraestrutura elétrica na região. Este desenvolvimento não só contribuirá para a expansão da rede de energia, mas também poderá significar oportunidades para investidores interessados na companhia.

Para mais informações sobre o desempenho da Taesa e outras atualizações do mercado, continue acompanhando nossas publicações.


Fonte: Link para o post original

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte