O sonho de muitas pessoas é atingir a independência e a liberdade financeira. Por terem uma certa semelhança, estes termos são confundidos entre si, mas na realidade, poucos sabem o que cada um significa. Aqui, vamos falar sobre a diferença entre liberdade e independência financeira e abordar a relação dos termos com o trabalho.

Estes conceitos se tornaram populares nos últimos anos e ainda confundem muitas pessoas. Se você deseja compreender um pouco melhor cada um dos termos é preciso conhecer a diferença entre eles, como veremos ao longo do texto.

O que é independência financeira?

A independência financeira é o ato de juntar o montante necessário para viver com uma renda mensal que supra as nossas necessidades. Atingindo este capital, uma pessoa não terá a necessidade de viver de outras rendas como salários ou pagamentos por trabalhos freelancers.

Muito se discute qual é o valor necessário para “viver de renda” e declarar a própria independência financeira, isso varia de pessoa para pessoa. Os custos de vida de cada um são particulares, existem pessoas que conseguem manter uma boa qualidade de vida vivendo com pouco dinheiro e outras não, isto é algo muito relativo.

Logo, se você sonha em atingir sua independência financeira, é fundamental que você faça uma média dos seus gastos mensais e multiplique pelo número de anos que espera viver. E assim, trace uma meta para guardar dinheiro, fazê-lo render com um prazo definido por você mesmo.

O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é quando uma pessoa alcança um patrimônio que o faça ter mais tranquilidade em suas decisões financeiras. Assim, alcançar a liberdade financeira não significa ter chegado à independência financeira.

Basicamente, ao atingir a liberdade financeira, uma pessoa já possui um patrimônio suficiente para viver tranquilamente. Com isso, não é preciso mais ter grandes preocupações excessivas com o dinheiro.

Dessa maneira, a liberdade financeira é um ponto que nos traz liberdade em nossas escolhas financeiras. Nesse estágio, o foco não é mais em ganhar dinheiro porque precisamos dele para nos sustentar, mas sim pensar em acumular patrimônio.

Uma pessoa que atinge a liberdade financeira não precisa trabalhar em qualquer função, por exemplo, ela já possui tranquilidade para escolher o que deseja fazer e pode rejeitar trabalhos que não acha interessante para si, caso eles apareçam.

Como fica a nossa relação com o trabalho ao atingirmos a liberdade ou a independência financeira?

Estes termos são bastante utilizados por aqueles que querem “parar de trabalhar”. Porém, atingir a liberdade ou a independência financeira é sinônimo de aposentadoria.

Querendo ou não, todos nós precisamos de uma ocupação, necessitamos manter a nossa mente ativa. Obviamente, nem sempre uma ocupação é remunerada, mas o que queremos dizer é que alcançar a liberdade ou a independência financeira não significa que devemos parar de trabalhar.

Bilionários como Bill Gates, Jeff Bezos e muitos outros já alcançaram a liberdade e a independência financeira faz tempo e mesmo assim continuam trabalhando. Isso porque o trabalho os move, os tornam melhores pessoas, as conquistas lhes trazem satisfação. Por isso, eles continuam trabalhando, mesmo que não precisem.

O que a liberdade e a independência financeira proporcionam para as pessoas é que elas tenham comodidade para se dedicar a seus próprios projetos. Digamos que você tem o sonho de viajar o mundo ou de escrever o seu próprio livro, enfim, estes conceitos podem lhe ajudar a trabalhar com o que você sempre quis e a tirar suas ideias do papel.

O que você prefere? Liberdade ou Independência Financeira?

Acredito que deu para entender a diferença entre liberdade e a independência. É fato que uma pode ser a consequência da outra. Uma pessoa que atinja uma boa reserva de emergência, por exemplo, terá liberdade financeira para escolher um novo trabalho e estará no caminho, caso queira, de aumentar esse montante pensando em sua independência financeira.

Se você está pensando sobre estes conceitos, o ideal é que você busque primeiro alcançar a sua liberdade financeira, que é mais fácil de ser conquistada. Depois de alcançar a liberdade financeira, você poderá ter um alicerce para ir atrás da independência financeira.

O mais importante é que você mantenha o foco e saiba o quanto precisa para alcançar cada um destes objetivos. Como já falamos lá no início do texto, os valores para atingir a liberdade ou a independência financeira são relativos, por isso é importante fazer as contas para entender de quanto você precisa para alcançar estes objetivos.

Também é importante frisar que precisamos ter em mente, que SIM é possível alcançar tanto a liberdade como a independência financeira. Independente das limitações de nossas finanças, podemos alcançar esses objetivos, se planejarmos bem. Você pode começar hoje a construir um caminho sólido para alcançar a sua liberdade e a sua independência financeira.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias