Em seu resultado, a Klabin divulgou um relevante aumento no volume de vendas de todas as suas linhas de negócios; que se deu por conta da sua eficiência, flexibilidade operacional e diversificação de produtos e mercados. O volume encerrou o semestre com alta de 8% vs. 1T19, totalizando 849 mil toneladas.
Entre outros destaques, estão:
• Crescimento da Receita Líquida em 4% vs. 1T19, para R$ 2.6 bilhões, impulsionado pelas linhas de cartões e embalagens;
• Seu Ebitda atingiu R$ 1.03 bilhão, um aumento de 2% em comparação ao mesmo período em 2019, com destaque para o aumento do volume de vendas e disciplina de custos e depreciação cambial;
• No trimestre, outro destaque foi a aquisição da IP embalagens, negócio de papéis para embalagens e papelão ondulado, o que reforça o compromisso da cia com o setor de embalagens e também com a geração de valor para seus acionistas;
• A empresa também divulgou evolução das obras do projeto Puma II, o principal objetivo de longo prazo da Klabin;
• Mais de 80% da produção de celulose, papéis e embalagens da companhia é direcionada aos segmentos de alimentação, higiene e limpeza, considerados todos de primeira necessidade, o que impulsionou seu bom desempenho em tempos de pandemia do coronavírus;
• Ainda, a companhia é responsável por 50% do mercado brasileiro de fluff, insumo primordial para fraldas, o que também não é impactado pela crise atual;
• A taxa de câmbio média do trimestre foi de R$ 4,47 vs. US$, desvalorização de 8% do real frente ao dólar vs. 4T19 e de 18% vs. 1T19.
Impacto: Impacto: Positivo. O setor de papel e celulose acabou sendo impactado positivamente pela pandemia do coronavírus. Isso porque grande parte de sua receita é destinada ao segmento de alimentos e higiene; que tiveram aumento significativo em suas vendas com as corridas aos supermercados. Também, devido ao câmbio desvalorizado, benéfico para companhias exportadoras. E ainda, o fato de a Klabin ser a única companhia brasileira à produzir celulose de fibra curta; longa e fluff, impulsiona suas vendas para o mercado doméstico no período. Um aumento no seu volume de vendas para este mercado foram observadas após o encerramento antecipado do contrato de fornecimento com a Suzano, o aumento da comercialização da celulose de fibra longa/fluff. A Klabin também anunciou aumentos no preço de US$ 20/t para os mercados asiáticos, o que já foi sendo implementado ao longo do semestre.