A Klabin recebeu a recomendação de voto favorável à operação da empresa de incorporação da Sociedade Geral de Marcas (Sogemar); pelas as duas principais consultorias de aconselhamento a investidores institucionais, Institutional Shareholder Services (ISS) e Glass Lewis.

O fato a coloca mais próxima do fim do pagamento de royalties pelo uso da marca e seus controladores. Vale ressaltar que faltam pouco mais de dez dias para a Assembleia geral extraordinária (AGE) que irá deliberar a nova proposta.

Nos últimos dez anos, a Klabin pagou cerca de R$ 430 milhões em royalties decorrentes dos contratos de licenciamento firmados com Sogemar e Klabin Irmãos & Cia (KIC).

Apenas em 2019, a cia pagou R$ 58 milhões, ou 1,3657% do faturamento líquido gerado pelos produtos de papel cartão e embalagens de papelão ondulado identificados com as marcas.

Impacto: Positivo. A Klabin vem pagando, ao longo do últimos anos, uma quantia relevante referente aos royalties a Sogemar. A incorporação da empresa permitirá o final destes gastos. Os termos da transação vem sendo renegociados entre as famílias controladoras e a BNDESPar; braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.