Nos tempos de hoje raramente conseguimos ficar sem usar o cartão de crédito, então é importante entender como os juros funcionam e como evitar ficar enrolado com dívidas.

Aqui estão algumas coisas que você precisa saber:

O pagamento mínimo da fatura é uma furada. Se você só pagar o mínimo da fatura do seu cartão de crédito, os juros vão se acumular rapidamente e você vai pagar muito além do que posso imaginar. De acordo com dados recentes do Banco Central, de janeiro de 2023 os bancos estavam cobrando em média 411,5% de juros ao ano na modalidade rotativo.

Você pode negociar com a operadora do cartão de crédito para tentar reduzir os juros. Se você está tendo dificuldade para pagar sua dívida do cartão, pode entrar em contato com a operadora do cartão e pedir para reduzir os juros. Existe uma Resolução do BC nº 4.549/2017 a qual determina que o credito rotativo só pode ser aplicado até o vencimento da futura seguinte, por um mês. Após esse período caso você não tenha pago sua fatura a instituição financeira é obrigada a oferecer outras modalidades para quitação do débito com um juros menor.

Cuidado com os parcelamentos: Parcelar compras no cartão só funciona para quem é organizado. Se você não tem certeza de que poderá pagar as parcelas futuras, evite parcelar. Mais se você fez seu planejamento e está dentro do seu orçamento e consegue obter vantagens com esse parcelamento, vale a pena desde que seja pelo estabelecimento e não pela financeira, exemplo bom é parcelar a anuidade com desconto de uma academia.

Antes de escolher um cartão de crédito verifique as vantagens que ele pode te trazer, Hoje em dia a maioria se você pedir e outros já oferecem diretamente a não cobrança da anuidade e tem benefícios como milhagens e programas de pontuação. Mas fique atento ao atendimento caso necessite que seja algo prático e de fácil acesso.

Evite pagar determinadas contas pelo cartão de crédito: Algumas contas, como água, luz e telefone, podem ter taxas adicionais quando pagas com cartão de crédito. Já outras passam a ser interessantes dentro do orçamento, como compras no supermercado, combustível, farmácia, streamings e outros custos que não costumam variar muito de um mês para o outro.

Escolha uma data de vencimento que seja conveniente para você e que permita que você pague a fatura em dia. Lembre-se sempre que o cartão de credito não é uma extensão do seu salário ele deve compor o seu orçamento.

Ter um cartão precisa de disciplina e organização financeira, aproveite essas orientações e reveja o uso do seu cartão e caso esteja com dividas de cartão de crédito não saia pagando o mínimo porque a bola de neve se torna gigantesca e pode se tornar impagável. Procure o banco ou financeira e negocie.

Até a próxima quinta feira!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte