A JBS informou que todas as unidades de carne bovina nos EUA foram fechadas por conta de um ataque cibernético que teve como alvo alguns dos servidores da empresa no fim de semana, de acordo com um funcionário do United Food & Commercial Workers. O ataque afetou unidades da América do Norte, Austrália e Canadá.
A JBS ainda disse que realizou progressos “significativos” na resolução dos problemas causados pelo pelo ataque que afetou as operações da empresa na América do Norte e na Austrália durante o final de semana.
O CEO da JBS nos EUA, Andre Nogueira afirmou que “a JBS é uma parte crítica da cadeia de abastecimento de alimentos e reconhecemos nossa responsabilidade para com os membros da nossa equipe, produtores e consumidores de retomar as operações o mais rápido possível”.
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que a empresa havia informado ter sido vítima do um ataque no último domingo e que a JBS estaria recebendo suporte do governo daquele país.
Impacto: Neutro. O ataque suspendeu as operações da JBS por apenas um dia, o que não deve trazer grandes alterações para o resultado do 2T21. Em todo caso, os ataques cibernéticos surgem como um novo risco as empresas e que deve ser monitorado em caso de eventuais danos mais graves.
PLANNER: JBS (JBSS3) – JBS EUA e Pilgrim’s anunciam avanço na resolução de ataque cibernético
A JBS comunicou que foi informada pela JBS USA e pela Pilgrim’s que as companhias tiveram avanços significativos na solução do ataque cibernético que impactou as operações da empresa na América do Norte e na Austrália.
As operações do México e do Reino Unido não foram impactadas e estão funcionando normalmente. Ontem, a JBS USA e a Pilgrim’s conseguiram enviar produtos para clientes a partir de quase todas as suas unidades.
A empresa também continua a progredir na retomada das operações das fábricas nos EUA e na Austrália. Várias fábricas de suínos e aves da empresa operaram ontem e suas instalações de carne bovina no Canadá retomaram a produção.
Os sistemas estão voltando a funcionar e a previsão é que a maioria das unidades de carne bovina; suína, de aves e alimentos preparados estará operacional hoje.
A JBS reitera que “não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que quaisquer dados de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos”.
Cotada a R$ 30,84 a ação da companhia registra alta de 34,7% este ano. Nesse preço os múltiplos para 2021 e são: P/L de 7,8x e VE/EBITDA de 5,0x. Temos recomendação de COMPRA para JBSS3 e Preço Justo de R$ 37,00/ação.