A JBS informou ter retomado 100% de suas atividades globais após ataque cibernético, que ocorreu no último domingo, em suas operações dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, ficando com os sistemas inacessíveis desde então.
A nota informou que “qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS EUA será recuperada até o final da próxima semana; limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da Companhia”.
O CEO da JBS dos EUA, André Nogueira, afirmou que os criminosos não foram capazes de acessar os sistemas centrais da empresa, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque.
Um grupo de hackers russos chamado REvil (também conhecido como Sodinokibi), que é um dos grupos cibercriminosos mais lucrativos do mundo; estaria por trás do ataque do tipo ransomware que teve como alvo o frigorifico, disse o FBI.
Impacto: Marginalmente positivo. A JBS foi capaz de retomar 100% das suas operações, e aparentemente sem sofrer maiores impactos. Entretanto, os ataques cibernéticos surgem como um novo risco as empresas e que deverão ser monitorados em caso de eventuais danos mais graves.