A JBS USA, subsidiária da brasileira JBS nos Estados Unidos, informou por meio de documento divulgado que pagou o equivalente a US$ 11 milhões em resposta ao ataque ramsonware contra as suas operações, na semana passada. O Frigorifico cancelou turnos nas fábricas nos EUA e Canadá na semana passada, após
A empresa ainda afirma que a decisão de pagar o resgate foi tomada após consulta com especialistas em segurança digital. O objetivo foi reduzir problemas causados pela invasão e evitar vazamento de dados.
“Foi uma decisão difícil de tomar para nossa empresa e para mim pessoalmente, no entanto, sentimos que essa decisão deveria ser tomada para evitar qualquer risco potencial para nossos clientes”, afirmou Andre Nogueira, CEO da JBS USA.
A JBS é a maior empresa de carnes do mundo em vendas, processamento de bovinos, aves e suínos. Nos EUA, a empresa é a maior processadora de carne bovina e uma das principais fornecedoras de frango e porco. Sua subsidiária Pilgrim’s Pride Corp., também atingida pelo ataque, é a segunda maior processadora de aves daquele país.
Impacto: Neutro. A JBS foi capaz de retomar 100% das suas operações, e aparentemente sem sofrer maiores impactos. Entretanto, os ataques cibernéticos surgem como um novo risco as empresas e que deverão ser monitorados em caso de eventuais danos mais graves. A quantia paga não deve causar impacto a JBS, pelo seu tamanho e ainda por possuir excelente saúde financeira, recebendo até mesmo uma melhora em sua nota de crédito pela agência de rating Fitch.