Apesar da excelente performance das ações nos últimos meses, o cenário para a JBS (JBSS3) continua otimista. Conforme os analistas da XP Investimentos, os analistas acreditam que o ciclo de crescimento vai se manter firme e o impulso nos lucros seguirá sustentando o desempenho das ações.
Dessa forma, a diversificação companhia em termos de portfólio de proteínas e presença no mercado, já conhecida por aumentar a resiliência da empresa, está se mostrando cada vez mais valiosa ao melhorar suas capacidades de arbitragem entre mercados e tipos de proteína.
“Nossas estimativas de EBITDA ajustado superam o consenso em 23% para 2024 e 9% para 2025. A JBS deve negociar a preços atrativos de EV/EBITDA de 4,7x e 5,2x para 2024 e 2025, respectivamente, e projetamos rendimentos de FCF de 17,4% e 11,1% no mesmo período”, afirmam os analistas da XP.
No entanto, apesar de tudo, a escolhida da casa permanece a BRF (BRFS3) como a principal escolha no setor de alimentos e agricultura. Mesmo assim, a JBS segue de perto com um valuation inegavelmente atraente. Portanto, os analistas reafirmam a recomendação de COMPRA para a ação.
Operações de frango e porco em expansão
Conforme a movimentação das commodities, os spreads nas operações de frango e porco continuam a ganhar força, impulsionados por preços de ração saudáveis e forte demanda doméstica quanto para exportação. Assim, beneficiada pelos altos preços da carne bovina nos EUA e oferta limitada.
Mesmo com ceticismo de alguns investidores sobre a duração do ciclo, os analistas da XP acreditam este movimento pode se prolongar. Alguns dos motivos são:
Oferta global de carne bovina e suína mais lenta em 2025, favorecendo proteínas mais acessíveis. Além disso, a oferta restrita por questões genéticas nos EUA e no Brasil beneficia as empresas do setor. Bem como, o viés para os preços dos grãos que seguem em tendência de baixa segundo os analistas da XP.
Oportunidades estratégicas e valuation atrativo de JBS (JBSS3)
Com base na avaliação da XP, a empresa segue como boa alternativa para se manter na carteira de investimentos. Além disso, os analistas reforçam a relação de alavancagem projetada de 2,4x ND/EBITDA até o final de 2024 (2,1x sem considerar arrendamentos). Essa alavancagem reduzida pode permitir à JBS reativar atividades de M&A.
Além disso, a busca da empresa por uma listagem dupla nos EUA, embora tenha recebido menos destaque devido aos sólidos resultados, pode impulsionar ainda mais as oportunidades de M&A e servir como um catalisador para o desempenho das ações.
Dessa forma, podemos resumir que as estimativas da casa para a empresa segue positiva conforme os seguintes elementos:
(i) margens de carne bovina nos EUA superiores ao esperado;
(ii) spreads melhorados na Seara, PPC e carne suína dos EUA, impulsionados por demanda doméstica e de exportação mais forte;
(iii) margens mais fortes na Austrália devido a preços positivos do gado e fortes preços de exportação; e
(iv) margens melhores na JBS Brasil devido a preços de gado mais baixos do que o previsto.
Ajustes e preço alvo
Conforme as estimativa dos analistas da XP Investimentos de preço-alvo para 2024, considerando abordagens de DCF e Múltiplos de Saída, é de R$ 47,90 por ação. “A nossa avaliação DCF considera uma taxa de crescimento de longo prazo de 3,5%, uma taxa livre de risco ponderada de 0,7%, uma relação dívida sobre (dívida + patrimônio) de 65% e um beta de 1,1, resultando em um WACC de 11,8% e um custo de capital próprio (Ke) de 15,2%”, informa a casa.
Para investidores que buscam oportunidades promissoras e informações detalhadas, o Clube Acionista oferece relatórios e análises atualizadas de diversas casas externas em um só lugar. O melhor ambiente para você ver e compara cada opinião.
Acesse agora e descubra como maximizar seus investimentos com as melhores recomendações do mercado!