Na Itaúsa (ITSA4), 64% dos cargos de liderança são ocupadas por mulheres, “o que reflete uma cultura de valorização e incentivo ao talento feminino”, diz o relatório mais recente de uma das maiores holdings brasileiras. Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, ela teve crescimento de 30% do valor de mercado (2023 vs. 2022) e o aumento de 34% do valor de mercado do portfólio (2023 vs. 2022).
Diversidade
A empresa destaca que tem o compromisso com o respeito aos direitos humanos, a promoção da diversidade e a valorização da singularidade, pois entendemos que a construção de um ambiente plural e com representatividade enriquece nossa capacidade. “Tais compromissos são reforçados em nosso Código de Conduta, Programa de Integridade e na Cultura Itaúsa.” Em 2022, a Itaúsa lançou o Guia de Diversidade, com conceitos importantes para conscientização e letramento de todos os nossos colaboradores e parceiros.
Onde estão os talentos femininos
Na Diretoria, 29% são mulheres, e, do todo, 43% têm entre 30 e 50 anos e 57% têm mais de 50 anos. No Conselho há 22% de mulheres e, do todo, 22% têm entre 30 e 50 anos e 78% têm mais de 50 anos. Base de preparação: considerados como responsáveis pela governança os Diretores e os Conselheiros. A Itaúsa integra o Índice Teva Mulheres na Liderança, ente outros índices de sustentabilidade.
Instituto Itaúsa
Anunciado em dezembro de 2022 e lançado em 2023, o Instituto Itaúsa faz parte da Estratégia de Sustentabilidade da holding e atua por meio de duas frentes estratégicas:
- Conservação do Meio Ambiente: com foco em responder aos grandes desafios de redução das emissões, conservação da biodiversidade e enfrentamento da desigualdade social.
- Produtividade & Sustentabilidade: incorpora as ambições de progresso social e de conservação, proteção e recuperação ambiental por meio da proposição de soluções voltadas ao crescimento econômico e aumento da produtividade.
Vale a pena investir na Itaúsa?
A Itaúsa pode ser uma boa opção para investidores que buscam dividendos e têm um foco de longo prazo. No entanto, é preciso considerar que resultados passados não garantem distribuições futuras, como o Acionista sempre destaca.
Alguns pontos que podem ser considerados ao avaliar a possibilidade de investir na Itaúsa são:
- Dividendos – A Itaúsa costuma distribuir pelo menos 25% do lucro líquido apurado entre os acionistas.
- Desconto de holding – A empresa pode ser atrativa por conta do desconto de holding, que pode ser uma vantagem para os investidores.
- Potencial de crescimento – Também pode ser uma boa opção para investidores de longo prazo, pois tem um potencial de crescimento sólido.
- Riscos – De acordo com analistas do Safra, os principais riscos para a Itaúsa são a deterioração do cenário macroeconômico, a qualidade dos ativos do Itaú, mudanças regulatórias e alocação de capital.
- Preferência pelo Itaú – De acordo com o BBI, a preferência é pelas ações do Itaú, principalmente porque o desconto entre as duas é menor que a média histórica.
>>Relatório 2023 aqui<<
(Fontes: Itaúsa; IA Generativa – Gemini)