Veja a avaliação da Ágora Investimentos para a Itaúsa (ITSA4) que segue recomendada na Carteira Top Green de fevereiro. Dessa forma, os analistas da corretora destacam as praticas da companhia relacionadas ao Universo ESG.

Ágora recomenda compra para Itaúsa (ITSA4)

Segundo a Ágora, a recomendação de Compra para as ações é justificada por um desconto superior a 30% no índice P/L projetado para 2023, abaixo da média. Contudo, os analistas acreditam que daqui em diante a empresa possui três estratégias principais a serem seguidas:

(i) vender participação na XP para suportar a amortização da dívida;

(ii) aumentar a posição de caixa para potenciais aquisições (exemplo investimento na CCR); e

(iii) eventuais oportunidades de eficiência fiscal.

De acordo com a Ágora, no médio prazo, o dividendo das empresas investidas no segmento não financeiro crescerá. O que pode aumentar o percentual de lucro distribuído da Itaúsa, já que a holding não deve reter dividendos e caixa. No entanto, como a Itaúsa e suas investidas estão atualmente alavancadas, os dividendos de curto prazo devem continuar de acordo com a exigência estatutária (25%).

Segundo os analistas da Ágora, a empresa acredita que será capaz de trazer seu índice de pagamento de volta aos níveis históricos de 35 a 40% do lucro líquido nos próximos anos. Uma vez que os pagamentos de dividendos atingiram o fundo do poço à medida que suas empresas investidas ainda estão se desalavancando e o Itaú está aumentando sua carteira de empréstimos.

ESG

Conforme o relatório da Ágora, a Itaúsa segue um modelo ESG que possui três fatores centrais. São eles, as práticas ambientais, sociais e de governança, utilizado na mensuração de sustentabilidade e do impacto social dos investimentos da holding. A empresa possui uma Comissão de Sustentabilidade, que tem como função assessorar o direcionamento da gestão socioambiental e a identificação de oportunidades de impacto social positivo. Portanto, a Itaúsa é a única holding brasileira que compõe a carteira Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Além disso, faz parte de outros importantes índices relacionados a Sustentabilidade e Governança Corporativa, como ISE, ITAG e IGC na bolsa brasileira. Por fim, também compõe o índice FTSE4Good na bolsa de Londres.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte