A Genial Investimentos espera que o Itaú (ITUB4) se destaque novamente com o melhor desempenho entre os bancos incumbentes do setor.

Para o segundo trimestre de 2024, analistas aguardam um lucro líquido recorrente de R$ 10,10 bilhões para o 2T24, um aumento de 3,30% trimestre a trimestre e de 15,4% ano a ano.

A plataforma prevê uma rentabilidade robusta (ROE) de 22,5%, um crescimento de 0,6 p.p. trimestre a trimestre e de 1,6 p.p. ano a ano, um número significativamente superior a outros bancos privados como Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).

Para o trimestre, analistas observam que o lucro deve ser impulsionado pela evolução contínua da receita líquida de juros (NII), além de uma melhora no custo de crédito decorrente da estabilização da inadimplência e da expansão mais controlada das despesas administrativas.

Em geral, acreditam que a manutenção do ROE em níveis elevados foi impulsionada pelas transformações implementadas pelo banco, focadas na otimização de processos e nos investimentos em tecnologia para aumentar a eficiência.

Além disso, o potencial de crescimento da receita proveniente dos lançamentos do One Itaú (super app para o varejo) e do Atlas (app para pequenas empresas) – conforme detalhado no relatório – deve ser um fator-chave para sustentar a rentabilidade do banco acima dos 20% a longo prazo.

Dessa forma, a Genial Investimentos reiterou sua recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 40,60, e as ações como preferência (top pick) no setor financeiro.

Analistas veem as ações (ITUB4) negociadas a múltiplos atraentes de 8,0x P/L 24E, 7,2x P/L 25E e 1,8x P/VP 24E, em adição a um dividend yield 2024E de 7,5%.

Caso a liquidez não seja um problema, analistas sugerem as ações ordinárias (ITUB3) mais descontadas, negociadas a 6,8x P/L 24E, 6,2x P/L 25E e 1,5x P/VP 24E.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte