O Itaú (ITUB4) adotou uma série de medidas emergenciais para apoiar os clientes e as comunidades presentes nas regiões mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS).

As iniciativas foram definidas com base nas necessidades mais urgentes dos clientes do banco, sejam pessoas ou empresas, de colaboradores e no contato com governo estadual e com autoridades locais para garantir que os esforços sejam destinados de forma eficiente e com base nas prioridades das comunidades impactadas.

 

Clientes

Além de reforçar o atendimento em suas centrais e canais digitais para todos os clientes, pessoas físicas e jurídicas, o Itaú mobilizou as equipes que atendem empresas da região para contatá-las e desenhar planos específicos de travessia deste momento tão delicado.

 

Dentre as medidas especiais para clientes corporativos, estão:

– §  Suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede (maquininhas) por pelo menos três meses.
– §  Repactuações de parcelamentos (pular parcelas) para clientes que tiverem essa necessidade.
– §  Manutenção de limites de crédito e disponibilização de novas linhas especiais.
– §  Comunicação proativa e facilitação da abertura de sinistros de seguros de vida ou patrimoniais para pessoas e empresas.
– §  Clientes em atraso, mesmo antes da tragédia, terão a suspensão temporária de cobranças.

 

Já para clientes pessoas físicas, as principais ações são:

– §  Prioridade da região nas centrais de atendimento. 
– §  Em conta corrente e cartões, isenção de tarifas e anuidade, suspensão de encargos de parcelamento de fatura e outros – até estorno de tarifas e juros, se necessário.  
– §  Contato para avisar sobre a disponibilidade de cobertura de seguros de vida e patrimoniais.

 

O banco ressaltou que todos os serviços do banco podem ser acessados de forma remota ou estão disponíveis nos canais digitais que, neste momento delicado, devem ser priorizados, pela segurança e pelo conforto da população.

A situação tem sido monitorada diariamente, e novas soluções poderão ser implementadas.

 

Colaboradores

Assim que a situação na região começou a se agravar, as primeiras ações do banco foram no sentido de proteger seus colaboradores e acolher aqueles que foram afetados pelas chuvas.

Além de apoio psicológico, os colaboradores que tiveram perdas materiais receberam vouchers para aquisição de itens perdidos nas chuvas.

Outras medidas são ajustes no programa de incentivos, adoção do trabalho remoto e adiantamento de 50% do 13º Salário e de 100% do 14º Salário (bancários) ou de 100% do 13º Salário (não-bancários).

 

Comunidade

O Itaú está em contato constante com governos e autoridades locais para direcionar soluções e recursos adequados para este momento emergencial.

 

Entre as iniciativas já definidas, estão:

– §  Aporte de R$ 5 milhões em iniciativa da companhia aérea Azul (AZUL4) para custear voos humanitários para a região, com itens como doações e mantimentos.
– §  Aporte inicial de R$ 5 milhões por meio da organização não-governamental União Brasil para destinar recursos com agilidade para a população.
– §  Engajamento dos colaboradores do Itaú em campanha de doação de recursos, em que cada real doado vai ter outro como contrapartida do banco.

 

O Itaú monitora permanentemente a situação da região Sul do Brasil, e novos aportes financeiros e medidas emergenciais poderão ser implementadas de acordo com a necessidade.

Além disso, o banco já discute com parceiros e o poder público ações para a reconstrução das cidades impactadas pelas chuvas.

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