Confira a análise feita pela equipe de Research da Ágora Investimentos e entenda porque o Itaú (ITUB4) é o nome preferencial entre os grandes bancos para a sua carteira Top Green de Janeiro. Desse modo a corretora optou por companhia que possui bons fundamentos, atrativa relação risco x retorno, e boas práticas relacionadas ao tema ESG.

Itaú é o nome preferencial entre os grandes bancos.

Segundo a análise da Ágora Investimentos, as condições macro se deterioraram muito rapidamente. Enquanto as expectativas para o crescimento do PIB em 2022 foram revisadas para zero, de cerca de 2% em setembro de 2021, as estimativas para a taxa Selic de 2022 saltaram para cerca de 10-11%, de cerca de 8% em setembro.

Os analistas da Ágora estão adotando uma visão mais negativa para os resultados dos bancos brasileiros. Na opinião da corretora, os principais fundamentos dos bancos brasileiros evoluem de acordo com as condições macro, especialmente, crescimento do crédito, receita com intermediação financeira e qualidade dos ativos.

“Como resultado, reduzimos nossas estimativas de lucros médios para bancos brasileiros em 2,7% para 2022 e 3,7% para 2023, e reduzimos o crescimento médio dos lucros para 5% de 11% para 2022 e para 6% de 7% para 2023” afirmam os analistas.

A equipe de analistas da Ágora também reduziu os preços-alvo em 12,6% em média, refletindo não apenas estimativas de lucros mais baixos, mas também um custo de capital mais alto para 15,1% em média, de 14,6%, devido a maiores incertezas macro-políticas.

Apesar da piora macro recente, a Ágora mantém Itaú como o nome preferencial entre os grandes bancos, com
recomendação de Compra, apesar de um preço-alvo inferior de R$ 31 (abaixo de R$ 39). O banco apresentou um sólido conjunto de resultados no 3T21, com sua estratégia de acelerar o crescimento do varejo / PMEs. Na verdade, o ritmo de crescimento da NII com clientes acelerou devido a um melhor mix, compensando os spreads mais baixos por produto.

Além disso, considerando a originação da carteira de crédito do banco, eles esperam a mesma tendência para o 4T21. Embora pensem que alguns questionamentos sobre a qualidade dos ativos seriam justos, e chamam a atenção para o fato de que o NPL mais alto se deveu a certos casos específicos que já foram provisionados, enquanto os NPLs para varejo e PMEs permaneceram estáveis.

Por fim, os analistas da Ágora Investimentos enxergam tendências subjacentes positivas para receitas de tarifas e despesas.

ESG: A empresa atua com compromisso de impacto positivo e para isso, adotou os seguintes compromissos principais:

i) Financiamento em setores de impacto positivo: Continuar aumentando os financiamentos e serviços em setores que
promovam impacto positivo, como saúde, educação e energia renovável;

ii) Investimento responsável: Expandir a oferta e distribuição de produtos e serviços para uma economia mais responsável e de impacto positivo;

iii) Inclusão e Empreendedorismo: aumentar a inclusão financeira para micro, pequenos e médios empreendedores por meio de produtos e serviços e melhorar a gestão financeira de seus negócios; iv) Cidadania financeira: Expandir o acesso aos serviços financeiros e oferecer ferramentas e conteúdo que apoiem decisões financeiras mais saudáveis e adequadas;

v)Transparência na comunicação: reforçar a transparência dos nossos negócios além dos resultados financeiros,
demonstrando valor para os nossos públicos de forma íntegra;

vi) Ética nas relações e nos negócios: promover a criação de um ecossistema financeiro íntegro, ético e alinhado à agenda de desenvolvimento sustentável;

vii) Gestão inclusiva: melhorar a experiência de nossos colaboradores e promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo, saudável e com propósito;

viii) Gestão responsável: melhorar a performance ambiental de nossas operações e promover práticas sustentáveis em nossacadeia de fornecedores.

Clique aqui e conheça as principais recomendações dos analistas e o preço alvo para as empresas.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte