Apesar da volatilidade inicial nos mercados globais em 2024, o Itaú BBA expressa que está otimista com bolsa brasileira, alinhando-se ao consenso do mercado. Conforme os analistas, a projeção é ambiciosa, apontando para o Ibovespa atingindo os 145 mil pontos até o final do ano.
Os analistas do banco destacam que, embora desafios macroeconômicos possam surgir, 81% das ações locais ainda estão sendo negociadas abaixo de seus valores históricos, sinalizando potenciais ganhos futuros.
“Não muda nossa tese, que é baseada no desconto das ações locais, na melhora do seu ciclo de lucros e no seu retorno sobre o patrimônio [ROE] acima dos pares emergentes”, afirma Daniel Gewehr, estrategista-chefe do Itaú BBA. Ele ressalta que a recente correção nos títulos americanos não altera a perspectiva, pois o patamar atual das taxas proporciona visibilidade, ao contrário da turbulência do ano passado.
Otimista com Bolsa mesmo com desafios pela frente
Conforme o estrategista, apesar das incertezas globais, o Brasil está em vantagem devido ao estágio avançado de afrouxamento monetário. Assim, com inflação abaixo das expectativas e revisões positivas nas estimativas de lucro, contrastando com o cenário americano. Entretanto, Gewehr alerta para a possibilidade de impactos negativos em mercados emergentes em caso de uma “soft landing” não ocorrer.
Dessa forma, investidores podem considerar uma estratégia de diversificação, explorando setores específicos com perspectivas favoráveis para mitigar riscos. Cabe ressaltar que ainda é importante monitorar as variáveis globais que podem influenciar os mercados locais.
Veja nas recomendações do Clube Acionista o potencial de valorização estimado pelo consenso de mercado para turbinar a sua carteira. Se você ainda não conhece, faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.