Confira a empresa adicionada pelo Itaú BBA em sua carteira mensal de ações. Dessa maneira, a corretora do banco recomenda empresa que possui um complexo siderúrgico muito eficiente, além de possuir drivers relevantes de crescimento para as cotações.

Itaú recomenda CSN (CSNA3)

Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia.

Atualmente, entre seus ativos, a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada; cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior; minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; uma forte distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas.

Alta do minério influencia tese

A CSN, além de ser a companhia favorita do Itaú no setor de siderurgia, a companhia tende a se beneficiar dos preços mais altos do minério de ferro. Desse modo, a forte produção de aço na China deve sustentar o bom momento da commodity para o ano.

Nas estimativas dos analistas, foi assumido um preço de minério de ferro médio para o ano de USD 110,00 e USD 80,00 para 2022 tornando a divisão de minério de ferro responsável por cerca de 70% do EBITDA em 2021.

Desde a última atualização, a cotação do minério de ferro continua subindo, o que deixa o Itaú confortável com o momento operacional para o 1T21. Além disso, a administração espera uma dinâmica mais equilibrada entre oferta e demanda para o aço em 2021, tendo em vista que o reinício das operações paralisadas na indústria pode aliviar a pressão da forte demanda doméstica.

Ademais, a Companhia também espera que as vendas domésticas de aços planos aumentem 4% em termos anuais em 2020 e 12% em termos anuais em 2021, superando o crescimento de 8% em termos anuais esperado para a indústria de aços planos em geral no ano de 2021.

Drivers e riscos

A empresa continua em busca de desinvestimentos e outras fontes para aumentar a liquidez, mais notadamente: i) um IPO para seus negócios de mineração e cimento; ii) a venda de sua subsidiária de aços longos na Alemanha; iii) novos negócios de pré-pagamento de minério de ferro; iv) negócios de fluxo de minério de ferro (ou uma participação minoritária no negócio de mineração); e v) a venda de ações da Usiminas.

Por fim, a CSN destacou que o IPO da unidade de mineração pode ocorrer no início de janeiro e o da unidade de cimentos no primeiro semestre desse ano. Caso esses desinvestimentos ocorram, o Itaú vê como um importante vetor de destravamento de valor para as ações da Companhia.

Além deles poderem acelerar a redução na alavancagem, que poderia atingir uma proporção de 1,5-2,0x na relação dívida líquida / EBITDA em 2021.

Quantos aos riscos para a tese de CSN, segundo os analistas: queda nos preços do minério de ferro e do aço em decorrência de possíveis reduções nas tarifas de importação e apreciação do real frente ao dólar.

A temporada de resultados já está a todo vapor, e você não pode perder as oportunidades que se abrem nesse período! Participe do poder dos resultados. Oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.