Nesta semana, o CADE deu luz verde para que a Tupy adquira a Teksid, ao mesmo tempo em que emitiu decisões focadas na redução da concentração do mercado no Brasil (o Brasil representa 46% da capacidade da Teksid). As autoridades europeias já deram luz verde para o negócio, enquanto os reguladores americanos e mexicanos devem divulgar suas decisões em breve.

Tupy: Aquisição da Teksid está quase aprovada, falta apenas a decisão da América do Norte

Apesar da aprovação do CADE, as decisões das autoridades antitruste dos Estados Unidos e do México ainda estão pendentes e são necessárias para concluir o negócio, que a empresa avalia em EUR 210 milhões. Isto provavelmente deve ocorrer no final do 1S21 / início do 2S21, segundo Itaú BBA. 

As decisões do CADE para a transação, que foram previamente discutidas com a Tupy e com a Teksid, concentram-se 100% nos clientes brasileiros. O regulador está exigindo desinvestimentos (transferência de cerca de 5% da capacidade da Teksid no Brasil para outras fundições) e que a empresa dê aos clientes a flexibilidade para migrar para outro fornecedor ou para alterar alguns termos de seus contratos após o negócio, entre outras exigências.

Em virtude da natureza de exportação do negócio, percebemos a decisão como positiva para a empresa.

Contudo, o Itaú BBA afirma que irá esperar por detalhes adicionais para incorporar os impactos potenciais dos desinvestimentos. “Estamos mantendo nossa classificação de outperform e o preço-alvo para o final de 2021 de BRL 35,00 / TUPY3”.


Venha conhecer o Clube Acionista, nossa nova plataforma que reúne tudo que você precisa para investir melhor em um só lugar. O cadastro é totalmente gratuito e transformará completamente a sua experiência de investidor, contribuindo para que você faça seus investimentos da maneira mais assertiva possível.


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.