Os investidores da IRB Brasil devem ter se assustado hoje mais cedo ao abrir o Home Broker e ver que a ação, mais uma vez em poucos dias, aparece em destaque entre as quedas. Com a queda atual a ação atinge uma desvalorização de aproximadamente 22% nos primeiros 10 dias de fevereiro.

O que aconteceu com a IRB Brasil?

Semana passada, uma carta da gestora de fundos Squadra Investimentos questionou as práticas contábeis realizadas pela resseguradora.

Confira os principais trechos da carta:

  • “Desde que o IRB Brasil realizou sua abertura de capital em bolsa de valores, no ano de 2017, acreditamos ter encontrado fatores que, em nossa opinião, indicam lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras significativamente superiores aos lucros normalizados. Essa disparidade entre lucro reportado e lucro normalizado (recorrente) foi crescente durante esse período e atingiu sua maior diferença nos nove primeiros meses de 2019.”
  • “Em nossa opinião, existem indícios que apontam para lucros recorrentes significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras da companhia.”

IRB responde

Em nota oficial divulgada, a IRB afirmou que sua perfomance financeira e seu earnings power está fielmente retratado nas referidas demonstrações. Além disso, reforçou que as suas demonstrações contábeis são auditadas internamente e externamente pela empresa PwC, e que “A Companhia informa ainda que está avaliando com seus assessores legais, as medidas cabíveis a serem tomadas neste cenário, onde o emissor da carta tem interesse econômico diametralmente conflitante com os interesses da companhia.”

Nos últimos dias…

A gestora de recursos Squadra publicou no domingo novamente uma carta sobre a IRB Brasil, onde analisa as informações que a própria empresa tem publicado, confira trechos abaixo na íntegra:

  • “Nossa intenção aqui é justificar aos senhores nossa opinião de que há uma grande disparidade entre preço e valor nas ações do IRB, causada principalmente por uma percepção de parcela do mercado sobre a sustentabilidade dos seus elevados níveis de retorno sobre o capital. “
  • “Esse caso de investimento tem sido um dos mais complexos que encontramos desde a fundação da Squadra há 12 anos, requerendo dedicação e discussões constantes de nossa equipe. No setor de seguros e resseguros, temos acesso a bases de informações públicas disponibilizadas pelos reguladores incomuns para analistas de empresas no Brasil. Amparados nessas fontes de dados, construímos uma análise que justificou assumirmos uma posição short significativa, a qual julgamos importante apresentar aos senhores, considerando a relevância desse investimento em nosso portfólio”

XP coloca ativo sob revisão

Também hoje (10/02/2020), a equipe de analistas da XP Investimentos colocou o ativo sob revisão, confira abaixo os motivos:

  • “Dessa forma, dada a falta de visibilidade, estamos colocando nossa cobertura das ações do IRB sob revisão. Nossa recomendação anterior e estimativas não são mais válidas a partir da publicação desse relatório. A empresa atualmente encontra-se em período de silêncio, em função da divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2019. “
  • “Nossa expectativa, entretanto, é de que maiores esclarecimentos sejam compartilhados com o mercado na divulgação. Até então, investidores devem esperar volatilidade no curto prazo, conforme o mercado continue a assimilar as informações.”

Como agir?

Nesses momentos, é importante acompanhar o desenrolar com calma antes de tomar qualquer decisão, sem tomar precipitações só pela volatilidade no preço. Lembre-se de ter coerência! Qualquer atitude que você tome que ela seja com base na razão e não pela emoção.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.