A Prefeitura de São Paulo publicou o edital com o calendário de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2025. Apesar da divulgação das datas, o valor do tributo ainda não está disponível para consulta.
Envio dos carnês e primeira parcela
De acordo com a Secretaria da Fazenda, os carnês serão enviados aos contribuintes a partir do dia 17 de janeiro.
A primeira parcela do IPTU tem vencimento previsto para o dia 1º de fevereiro de 2025. Quem optar pelo pagamento à vista receberá um desconto de 3%, com vencimento também em fevereiro.
Os contribuintes que realizaram a atualização cadastral poderão escolher a data de vencimento. Para aqueles que não optaram por uma data específica, o vencimento será em:
- Dia 9 ou dia 14 de fevereiro, dependendo do lote;
- Dia 20 de março, para contribuintes notificados por Administradoras de Imóveis.
Caso o vencimento coincida com um dia sem expediente bancário, o pagamento será prorrogado para o próximo dia útil, sem acréscimo de juros ou multas.
Emissão de boletos do IPTU pela Internet
A segunda via do boleto do IPTU 2025 estará disponível para emissão online a partir do dia 15 de janeiro, no site oficial da Prefeitura de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
Para os contribuintes isentos do pagamento do IPTU, as notificações serão enviadas a partir do dia 25 de fevereiro de 2025.
O não pagamento de qualquer parcela do IPTU pode levar à inscrição do contribuinte no Cadastro Informativo Municipal (Cadin). Isso pode gerar restrições para a obtenção de certidões e participação em contratos ou licitações públicas.
Contribuintes que não receberem a notificação de pagamento até a data-limite devem emitir a segunda via pela internet ou informar o problema em qualquer Subprefeitura da cidade.