Investidores institucionais estão utilizando ETFs de Bitcoin (BTC) à vista e o mercado futuro de Bitcoin da CME para realizar negociações básicas, impulsionando significativamente as posições em aberto nesses mercados. 

De acordo com Gabriel Selby, principal analista de pesquisa da CF Benchmarks, os ETFs de Bitcoin à vista “contribuíram para um aumento de 80% nas posições em aberto no mercado futuro de Bitcoin da CME no acumulado do ano”.  

Essa atividade por parte dos investidores institucionais pode trazer diversos benefícios para o mercado de Bitcoin, como “preparar o cenário para um ecossistema de mercado mais robusto e interconectado” e impulsionar a liquidez do BTC.  

Dados comprovam o crescimento após aprovação do ETF à vista  

Dados da CF Benchmarks indicam que o número de contratos curtos de Bitcoin na CME atualmente se aproxima de 18 mil, com um valor nominal de cerca de US$ 6,3 bilhões.  

Esse número representa um aumento significativo em relação ao recorde anterior, de aproximadamente 6.200 contratos curtos, registrado antes da aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista em outubro de 2021. 

Para Selby esse aumento à prática de negociação básica, que utiliza a convergência de preços entre ETFs de Bitcoin à vista e contratos futuros da CME para explorar oportunidades de arbitragem. 

O que é arbitragem? 

A arbitragem consiste em aproveitar a diferença de preço entre dois mercados para obter lucro. No caso do Bitcoin, os investidores podem comprar Bitcoin no mercado à vista quando o preço está mais baixo e vendê-lo no mercado futuro quando o preço está mais alto, ou vice-versa. 

Impacto da arbitragem no preço do Bitcoin  

Essas oportunidades de arbitragem podem influenciar o preço à vista do Bitcoin no curto prazo. Quando o preço futuro está acima do preço à vista, a compra no mercado à vista tende a aumentar o preço, enquanto a venda no mercado futuro tende a diminuir o preço futuro.  

Já quando o preço futuro está abaixo do preço à vista, a venda no mercado à vista tende a diminuir o preço à vista, enquanto a compra no mercado futuro tende a aumentar o preço dos futuros. 

Ainda não há dados precisos sobre o volume total de ETFs de Bitcoin à vista utilizado para fins de arbitragem. Selby estima que esse volume esteja dentro do valor nominal de US$ 6 bilhões no lado da CME. 

O post Investidores institucionais impulsionam posições em aberto com ETFs de Bitcoin (BTC) e mercado futuro da CME apareceu primeiro em SpaceMoney.

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!