INTERNACIONAL: Dólar cai e bolsas oscilam antes do Fomc
Índice dólar recua, enquanto bolsas europeias e S&P futuro devolveram alta registrada mais cedo enquanto os investidores aguardam o próximo passo do Federal Reserve sobre a política monetária. Moedas emergentes têm baixa moderada ante dólar; serviços financeiros e varejistas lideraram mais cedo o avanço no índice Stoxx Europe 600. É provável que o Fed sinalize que aumentará as taxas apenas em 2022, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg com economistas. Os investidores esperam para ver se os membros do Fomc discutem um possível retorno à política de controle da curva de juros. Petróleo cai e devolve alta de ontem com sinais de alta dos estoques americanos; cobre sobe e níquel cai em Londres; no minério de ferro, segue o receio de falta de oferta se vírus seguir afetando minas no Brasil.
ECONOMIA/PODER: Auxílio emergencial do governo federal será estendido por mais dois meses
• O número de pedidos de seguro-desemprego subiu 53% em maio deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2019. Foram registradas 960,3 mil solicitações no mês, o que representa um recorde na série histórica (iniciada em 2000). A informação é do Ministério da Economia, que apresentou ontem os dados atualizados do mês. Em maio de 2019, o número foi de 627,8 mil. O número de maio também tem aumento de 28% em relação a abril de 2020, quando foram registrados 748,5 mil pedidos.(Folha)
• O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou ontem que o governo pagará mais duas parcelas do auxílio emergencial a trabalhadores e lançará um projeto de renda mínima, o Renda Brasil, além de retomar o Programa Verde Amarelo, que prevê impulsionar empregos e flexibiliza contratos de trabalho. Em reunião com deputados na segunda-feira, Guedes disse que o programa substituirá o Bolsa Família e será mais abrangente, incluindo parcela dos informais identificados pelo governo durante a pandemia do coronavírus. Apesar de o governo dar como certa a prorrogação do auxílio emergencial por um valor menor do que os atuais R$ 600, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem que uma redução no benefício precisa passar pelo Congresso. (Folha / Estadão)
• O TSE começou ontem a julgar as ações que pedem a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão. A sessão terminou sem desfecho, diante de discussões sobre a necessidade ou não de reabrir a fase de produção de provas. Pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse na semana passada como ministro efetivo do TSE, adiou o julgamento. (Valor)
• O Supremo Tribunal Federal tem julgamento marcado para hoje sobre o prosseguimento da investigação da rede de disseminação de notícias falsas e ameaças a ministros da Corte. São suspeitos de integrar o esquema deputados, empresários e blogueiros ligados ao presidente Jair Bolsonaro, que foram alvo de operação policial no último dia 27. (Folha)
EMPRESAS: Santander Brasil planeja demitir 20% dos funcionários
AZUL (AZUL4): A companhia aérea Azul informou nesta terça-feira que o tráfego de passageiros consolidado (RPKs) aumentou 51,6% em relação a abril de 2020, frente a um crescimento de 44,8% na capacidade (ASKs). Com isso, a taxa de ocupação no mês passado somou 72%, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação a abril. Nos voos domésticos, a taxa de ocupação em maio atingiu 74,1% (contra 69,8% em abril). Nos voos internacionais, ficou em 63,8% (64% em abril). Após divulgar os dados operacionais de maio, a Azul informou ao mercado que espera aumentar o número de voos diários em julho para 240 decolagens; comparado com 115 decolagens por dia em junho, em seu processo de retomada de atividades após a fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus. A empresa irá voar novamente para seis destinos domésticos, totalizando 66 cidades atendidas.
IRB BRASIL (IRBR3): O Conselho de Administração do IRB Brasil Re elegeu Henrique José Fernandes Luz como membro do Comitê de Auditoria Estatutário. O executivo é, atualmente, presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e membro independente do conselho do próprio IRB. Especializado em auditoria, Luz atuou por mais de 40 anos na PwC, sendo ex-sócio e ex-vice-presidente da empresa de auditoria, e atualmente é membro independente do Conselho de Administração de outras empresas, como Burger King Brasil e Oi. Ele também faz parte, como titular vitalício, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. O profissional vai substituir e complementar o mandato de Maria Elena Bidino, que renunciou em abril. Maria Elena também fazia parte do Conselho de Administração do ressegurador. Na mesma reunião, foram aprovados os nomes de Jerônimo Antunes, Roberto Westenberger e Adriana Queiroz de Carvalho. Os três terão mandatos no Comitê de Auditoria Estatutário até outubro de 2021.
SANTANDER (SANB11): Santander Brasil teria desligado mais de 20 pessoas desde a última semana, quebrando o compromisso de não demitir durante a pandemia, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Foram cortados 15 trabalhadores no banco, seis na Aymoré, financeira do grupo, e ainda em unidades no Rio de Janeiro. Procurado, o banco confirma as demissões, mas explicou, em nota ao Broadcast, que o movimento não fere o compromisso que assumiu em meio à pandemia. Segundo o Santander Brasil, a restrição para desligamentos de trabalhadores terminou no mês passado embora os números de casos e vítimas por conta do novo coronavírus ainda estejam aumentando no País. O Santander diz que, como parte da gestão de qualquer negócio, iniciou um processo de reavaliação do nível de produtividade de suas equipes. Em paralelo, informa que iniciou a busca de mais de 1.000 profissionais na área de tecnologia e uma nova operação de atendimento no Sul do Brasil que poderá gerar mais de 4.000 empregos ainda este ano.
SANTOS BRASIL (STBP3): O plano de expansão do Porto de Santos, que tem gerado disputas internas, prevê um total de R$ 9,7 bilhões de investimentos nos próximos dez anos, segundo levantamento recém concluído pela Santos Port Authority (SPA), empresa responsável pela gestão do porto. O pacote está detalhado no novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto. O documento aguarda a aprovação do governo federal, mas tem sido alvo de questionamento de sindicatos locais e da Marimex, operadora que atua em área no porto. Os críticos acusam o novo plano de reduzir vagas de trabalho e dizem que a autoridade portuária não foi transparente na elaboração do documento, que não foi alvo de audiência pública.
SLC AGRÍCOLA (SLCE3) BRASIL AGRO (AGRO3): A safra brasileira de grãos de 2020 será ligeiramente menor do que o esperado inicialmente, atingindo 245,9 milhões de toneladas, mostra a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem. Ainda assim, o campo baterá todos os recordes de produção, ajudando a agropecuária a dar contribuição positiva para a economia este ano, mesmo em meio à recessão provocada pela covid-19. No caso da produção de grãos, a seca no Rio Grande do Sul, e não a pandemia, foi a responsável pela frustração das expectativas iniciais. A supersafra será puxada pela soja, principal produto da agricultura brasileira; como já era esperado desde os primeiros prognósticos para 2020, divulgados em novembro do ano passado. Com produção em torno de 120 milhões de toneladas, o Brasil disputará este ano, com os Estados Unidos, o posto de maior produtor global de soja. Só que a estimativa para a safra de soja veio sendo reduzida nos últimos meses, por causa da seca no Sul.