É melhor calar e deixar que pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.” Abraham Lincoln.

No auge da prosperidade do país em seu primeiro mandato, inclusive com a Bovespa vivendo um tremendo bull market, com pelo menos um IPO importante a cada semana, o presidente Lula embarcou alegremente na onda do capitalismo.

Naquela ocasião eu trabalhava para a BM&F, escrevendo artigos para a revista da bolsa.

Pois bem, se Lula gostava do mercado, a recíproca era verdadeira, com os brokers, traders, gestores e investidores ganhando muito dinheiro.

Esta semana, dando uma entrevista em Sharm el-Sheikh, Egito, durante a COP27, Luiz Inácio demonizou o mercado, classificando-o como um bando de especuladores.

A fala foi recebida com aplausos entusiásticos, principalmente dos brasileiros que haviam acompanhado o ex e próximo presidente ao Egito.

No Brasil, os mercados de renda variável e de câmbio entraram em pânico, com o dólar disparando e a B3 afundando.

Por isso, sempre que o Lula disser alguma coisa bombástica, veja primeiro para quem ele está se dirigindo, antes de tomar uma decisão.

Se for em Davos, por exemplo, e é bem possível que ele apareça por lá no ano que vem, o discurso será completamente diferente.

Um ótimo fim de semana para todos.

Ivan Sant’Anna, trader, escritor e colunista na Inv Publicações.

Nota do editor: você já conhece o Inv Streaming? Uma plataforma de educação financeira com diversos conteúdos por um único preço, R$ 27,90. Clique aqui e conheça.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte