Ontem (30), após um forte movimento de alta que já durava 45 dias, o Ibovespa teve uma queda de -1,68% e até mesmo os profissionais de mercado estavam procurando entender as razões que levaram a essa queda. Caso você também tenha ficado com essa dúvida, acompanhe nosso Relatório Especial de hoje.

Acontece que, em nossa análise, não foi somente um fato isolado que levou a essa reação, mas sim uma série de eventos. Mais da metade da queda do Ibovespa ontem foi causada pelas duas maiores ações brasileiras, Petrobras e Vale, que sofreram por diferentes razões.

A Petrobras sofreu, principalmente, por conta da forte queda no barril de petróleo, que fechou o dia caindo quase 5% em meio a temores de uma desaceleração econômica mais forte ao redor do mundo. Além disso, um relatório do Itaú BBA rebaixou a recomendação de compra para as ações da empresa, cortando seu preço alvo em 12%, o que contribuiu ainda mais para a derrocada. Ao fim do dia, as ações da Petro fecharam caindo quase 6%.

Já a Vale, que desvalorizou -2,90%, seguiu impactada negativamente pelos eventos da construção civil chinesa que segue com dificuldades. A China é o principal destino do minério de ferro produzido pela Vale, produto que, por conta dos problemas no país asiático, apresentou uma baixa de 4,7%. Com isso, a mineradora, que representa cerca de 13% da composição do Ibovespa, contribuiu em -0,38% para o total da queda.

Ou seja, somente a Petrobras e a Vale foram responsáveis por 68,5% da queda do dia de ontem.

Na outra ponta, apenas 14 ações do Ibovespa fecharam o dia em alta. a Localiza foi a ação de melhor performance, com uma alta de 1,43%, impulsionada por dois relatórios de bancos norte-americanos, o Morgan Stanley e o J.P. Morgan, que comentaram a fusão entre a empresa liderada por Salim Mattar e a Locamerica, que é dona da Unidas.

Fatores externos que impulsionaram a queda

O mercado norte-americano continuou em uma trajetória de baixa, que já acontecia desde sexta-feira, após a fala do banqueiro do FED, Jerome Powell, que adotou um tom mais duro em relação à inflação. Com o pronunciamento, o índice das principais ações norte-americanas fechou em queda de 1,10%, o que também colaborou para uma performance mais fraca das outras ações do Ibovespa, que seguiram o cenário externo.

Muitas vezes, explicar os motivos que levaram a uma queda no mercado não é fácil, ainda mais difícil prevê-los ou se preparar para eles. Se você tem interesse em entender mais sobre o volátil mercado financeiro em cenário de eleições e como conseguir ganhar dinheiro com isso, não perca o Inv Talks, um evento presencial que contará com a participação de Pedro Cerize, Rodrigo Natali e Mario Sabino. Nele, os especialistas irão debater e responder dúvidas do público acerca do cenário pré-eleições e como você pode se preparar para ele. O Inv Talks será realizado em 12 de setembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. As vagas são limitadas, então garanta já a sua.

João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte