Na manhã de hoje (8), o BTG divulgou seu balanço referente ao terceiro trimestre de 2022. O banco apresentou mais um belo resultado com um crescimento de 22% dos lucros na comparação com o terceiro trimestre de 2022. Entenda como o BTG tem superado a rentabilidade dos bancos tradicionais neste ano.
O BTG é o maior banco de investimentos da América Latina, dessa maneira, tem linhas de negócios diferentes dos cinco grandes bancos tradicionais. Apesar disso, a instituição financeira vem expandindo bastante no segmento de crédito corporativo que, na comparação anual, teve um aumento de receitas de 46%, atingindo um faturamento de 937 milhões de reais.
Nos segmentos em que o banco é líder, o desempenho foi muito bom. Um exemplo foi a área de gestão patrimonial de alta renda (wealth management) que cresceu suas receitas em 60%, alcançando 665 milhões de reais. Na gestão de ativos (asset management), o aumento foi de 40% e atingiu 407 milhões de reais, quando comparado com o terceiro trimestre de 2021.
Já o setor de investment bankingtem duas frentes. O primeiro é referente aos IPOs (ofertas públicas iniciais do mercado acionário) que sofreram com a alta elevação dos juros e com a redução na procura do investidor no mercado de ações. No entanto, essa categoria está focada, neste momento, em expandir a carteira de emissão de dívidas (DCM) como CRIs, CRAs e debêntures. Por fim, o dinheiro do banco alocado em títulos públicos vem se beneficiando da alta da taxa básica de juros. As receitas cresceram 189% na comparação ano contra ano, chegando a 700 milhões de reais.
Dessa forma, somando todas as suas oito linhas de negócio, o BTG obteve uma receita de 4,8 bilhões de reais, 24% maior do que no terceiro trimestre de 2021.
As despesas operacionais subiram em linha com o aumento de receitas, +23% na comparação ano contra ano, possibilitando um lucro líquido no trimestre de 2,2 bilhões de reais, um avanço de 22% na comparação anual.
Com isso, o BTG conseguiu uma alta rentabilidade sobre o patrimônio líquido, atingindo um (ROE) de 22% no trimestre.
Para 2023, seguimos otimistas com o setor e para conhecer quais são as melhores empresas do segmento bancário brasileiro, segundo nossa análise, você precisa conhecer a estratégia de Ações Alpha.
João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações.