Como a Copa do Mundo no Catar está sendo realizada no final do ano, por causa do calor infernal do verão naquelas bandas do Oriente Médio, desta vez teremos uma conjunção curiosa de fatores.
Comecemos pela estreia amanhã do Brasil no torneio, contra a equipe da Sérvia, às 16 horas de Brasília.
Como será no final da tarde, muitas empresas dispensarão seus empregados mais cedo. Há também aquelas que instalarão telões.
O certo é que quase ninguém trabalhará nessa hora. Mesmo aqueles que não sabem diferenciar um escanteio de um tiro de meta.
Na B3, o movimento deverá ser baixíssimo.
Mesmo que não estivesse ocorrendo a Copa, e jogo do Brasil, a liquidez já seria baixa por causa do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos.
Lá, sim, para tudo.
Aliás, começa a parar ainda hoje quando boa parte dos americanos viaja para se reunir com parentes ao redor do tradicional peru.
Sexta-feira, que seria um dia quase morto nos EUA, tornou-se importante por causa da invenção da Black Friday, quando o comércio dá grandes descontos.
Isso é uma cópia do Boxing Day inglês, que acontece no dia 26 de dezembro, oportunidade em que há grandes promoções nas lojas.
Embora o Thanksgiving Day não tenha pegado aqui no Brasil, a Black Friday se incorporou ao nosso calendário.
Tudo isso somado, faz com que tenhamos um semiferiadão no mercado financeiro, podendo trazer uma boa oportunidade de venda de calls e puts para se aproveitar o time value.
Um forte abraço,
Ivan Sant’Anna, trader, escritor e colunista na Inv Publicações.
Nota do editor: E se você ainda não é assinante Inv, aproveite nosso cupom de Black Friday ‘BLACKFRIDAY40OFF’ para ter 40% de desconto em nosso Streaming e/ou em nossas séries Você Gestor, Ações Alpha, Top Trades e 1+100! Mas corra que a promoção só é válida até sexta-feira, 25 de novembro. Aproveite o cupom: BLACKFRIDAY40OFF. Conheça nossos produtos aqui.