As instituições financeiras no Brasil estão divididas entre diferentes grupos de acordo com sua forma de atuação. Descubra por aqui, as quais são as principais intermediadoras financeiras com base nas definições do Banco Central do Brasil.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Instituições Financeiras
Os bancos múltiplos são instituições privadas ou públicas que captam recursos e nos repassam para as empresas, famílias e governos, além de oferecer os devidos serviços para tais operações. Portanto, ao banco múltiplo, está permitido operar as seguintes carteiras: comerciais, de investimento, de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil, financiamento e investimentos.
Os bancos comerciais, também podem ser privados ou públicos, oferecem recursos para financiar, em curto e médio prazo, a indústria, o comércio, serviço e pessoas físicas. Além disso, também podem captar depósitos à vista e a prazo.
Bancos de investimentos, são instituições privadas especializadas em operações de participação societária, financiamento de atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e administração de recursos de terceiros.
Os bancos de desenvolvimento, são instituições publicas e controladas pelos governos estaduais, com o objetivo de proporcionar recursos necessários para o financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social dos estados.
As cooperativas de crédito são um tipo de instituição que pode surgir da associação de funcionários de um empresa, de profissionais de um segmento, de empresários ou de admissão livre e espontânea de outros tipos de associados. Os lucros das operações de empréstimos são repartidos entre os associados.
Seguros, previdência e capitalização são considerados parte do sistema financeiro porque promovem a formação de poupança por parte dos agentes econômicos. Os recursos captados por esses intermediadores são aplicados em investimentos específicos, pois muitas vezes podem ser necessários para fazer frente a compromissos de seus clientes.
A Bolsa de Valores, atuam na intermediação de recursos do mercado de capitais (ações, opções, direitos, títulos, debêntures, notas promissórias) e contratos de derivativos.
As Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários são instituições autorizadas a negociar valores mobiliários e derivativos no mercado de negociação (pregão).
O papel das Instituições Financeiras
O papel das instituições financeiras, basicamente, é a parte operacional. Ou seja, de funcionar como intermediadora ou facilitadora das atividades que ocorrem dentro do Sistema Financeiro Nacional. Oferecendo produtos ou vendendo serviços para quem deseja fazer algum tipo de operação financeira.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.