Fez o Enem e quer entrar para a faculdade em 2025? O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre desse ano abre inscrições essa semana.
A partir de 4 de fevereiro, os interessados no Fies poderão realizar o cadastro pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O prazo para a inscrição vai até o dia 7 de fevereiro, e, neste ano, serão oferecidos mais de 112 mil vagas em instituições de ensino superior de todo o Brasil.
Como participar do Fies?
Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas objetivas.
Além disso, a nota na prova de redação precisa ser superior a zero.
Fies social
A inscrição no Fies Social, que oferece condições mais favoráveis de financiamento.
Essa modalidade destina-se a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A base de dados utilizada para verificar essa situação será a de 11 de janeiro de 2025.
Além disso, para os candidatos pré-selecionados dentro dessas condições, o financiamento poderá cobrir até 100% dos custos educacionais.
Classificação e resultados
O processo de seleção ocorrerá em etapas, e a primeira chamada será divulgada em 18 de fevereiro.
Mas, os candidatos pré-selecionados devem complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro, diretamente no sistema Fies Seleção.
O MEC usará as notas do Enem para classificar os candidatos em ordem decrescente, de acordo com as vagas disponíveis, o tipo de curso e a modalidade de concorrência.
Se as instituições não preencherem as vagas, o sistema abrirá uma lista de espera entre os dias 25 de fevereiro e 9 de abril
Diferenças entre SiSU, ProUni e Fies
Além do Fies, os estudantes têm outras opções de acesso ao ensino superior, como por exemplo o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
O SiSU oferece vagas em instituições públicas com base nas notas do Enem, enquanto o ProUni oferece bolsas de estudo em universidades privadas.