Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é usado para observar os movimentos da inflação. Conhecer os índices econômicos pode ajudar muito na hora de investir. Seja para calcular a rentabilidade ou para usar como dado de avaliação do investimento.
Para o investidor, tal dado, serve para acompanhar se o rendimento do investimento realmente está em linha com a evolução econômica – em relação ao aumento dos preços dos produtos e serviços do país -. Assim como, para estipular uma rentabilidade mínima necessária para não deixar que o futuro investimentos renda abaixo da inflação, mas sim, que ao menos supere o aumento contínuo dos preços.
INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
A base de cálculo está em relação ao preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços num país, comparando com períodos anteriores.
Portanto, este índice contempla as famílias com rendimentos mensais entre 1 (um) e 5 (cinco) salários mínimos, praticamente 50% da população brasileira, cuja pessoa de referência é assalariada e reside nas áreas urbanas das regiões de cobertura. Que são: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, municípios de Goiânia e Campo Grande, além do Distrito Federal.
O índice é calculado pelo IBGE entre os dias 1 e 30 de cada mês. Inicialmente o indicador foi criado para orientar os reajustes de salários dos trabalhadores, com o objetivo de corrigir o poder de compra dos salários das variações dos preços da cesta de consumo da população assalariada de menor rendimento.
Acompanhar os indicadores econômico e compreender sua importância ajuda a escolher o melhor investimento. Pois um rendimento que esteja valorizando acima da inflação é garantia de que seu dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.
Acompanhe os indicadores econômicos por aqui.