Quais são os desafios de empresas inovadoras? Como aplicar o crescimento orgânico aliado ao crescimento disruptivo garantindo a continuidade consistente do seu negócio?

O grande desafio das empresas que buscam longevidade nos negócios aliados a crescimento e rentabilidade necessariamente devem focar seus esforços nas seguintes etapas:

  1. Crescimento orgânico e escalonável das suas linhas de produtos atuais;
  2. Às inovações incrementais que podem ser via: produtos novos nos mesmos mercados; ou mesmos produtos em novos mercados.
  3. Às inovações disruptivas, via lançamentosnovos produtos em novos mercados de atuação.
Foto: Andrea Piacquadio – Pexels

A seguir vamos pensar juntos sobre cada um destes três desafios.

Quais são as estratégias inovadoras para o crescimento orgânico aliado ao crescimento disruptivo?

Crescimento orgânico e escalonáveis das suas linhas de produtos atuais que necessariamente passam por:

– Processos, políticas e procedimentos bem definidos, atualizados e aderentes ao modelo de negócio. Objetivando garantir a qualidade e os prazos das entregas conforme padrões contratados pelos clientes.

– Gerações de produtividades e eficiências, especialmente nos processos de Backoffice. Resultando em maximização das margens, geração de caixa operacional e rentabilização do negócio de forma contínua e consistente.

– Reinvestimentos em: melhorias contínuas tanto nas áreas técnicas quanto em desenvolvimento dos times e lideranças; automações e robotizações das áreas de apoio ao negócio; entre alternativas de investimentos relevantes a continuidade do negócio.

– E atenção ao foco no desejado “fazer mais com menos”, mantendo e elevando os padrões de excelência das entregas!

Aliados as inovações incrementais que podem ser via:

– Lançamento de Novos Produtos nos mercados em que a empresa já atua;

– Produtos atuais lançados em novos mercados. A vantagem aqui é que seriam utilizados canais e times já conhecedores do core business do negócio.

Às inovações disruptivas via lançamentos de novos produtos em novos mercados de atuação.

Além de identificar a oportunidade, o grande desafio é definir o modelo de atuação que são:

– Via área de P&D (pesquisa e desenvolvimento), que envolve investimentos em pesquisas, times e gestão destes projetos nas fases de desenvolvimento, testes e implementação;

– Via M&As (um tipo de fusão) com startups do segmento. Onde os novos produtos possivelmente já foram testados por especialistas. Um ponto de atenção nessa alternativa, é manter o foco de investimento em desenvolvimentos conforme o core business da Startup adquirida;

-Via parcerias com startups dos segmentos em que se pretende inovar. E neste caso, além da sua empresa manter todo o foco no core business, a startup terá maiores chances de manter o seu foco de negócios e inovações, muitas vezes mais ágeis que as empresas já estabelecidas.

Foto: Sora Shimazaki – Pexels

Esses são alguns caminhos e oportunidades para inovações que garantem a continuidade e crescimento consistente dos seus negócios.

Essa visão de inovação ajuda a incrementar o seu negócio de forma consistente?

Por Rosangela Sutil

Vice-presidente Administrativo Financeiro UNICOBA, sócia fundadora da SW Consultoria e Associados, co-fundadora do W-CFO Brazil (membro do Conselho Fiscal deste), CFO Certificada IBEFSP. Tem uma atuação na liderança e implementação de projetos de reestruturações, captações financeiras, IPO, M&As, Sistemas ERP e orçamentário, gestão/PB Receitas e Margens, Governança e Compliance entre outros focados em geração de valor ao negócio. Atuou em empresas de diversos segmentos de negócios como Kraft, GVT, FESTO, MANDIC, Eletromidia GRANOL e atualmente UNICOBA. É Bacharel Ciências Contábeis, com MBAs e Educação executiva: FGV, UniFAE, Ohio University, IBGC, Saint Paul, Columbia University e Haas Berkeley University.

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