A Desserto contribui com a Economia Circular na indústria da moda oferecendo um couro vegano, orgânico, biodegradável e durável, que tem o cactos como matéria-prima. O cultivo desta planta demanda pouca água, sequestra carbono da atmosfera e é livre de químicos tóxicos e da exploração animal.

Vale ressaltar que a indústria têxtil consome volumes altíssimos de água para a criação de produtos não biodegradáveis repleto de químicos nocivos ao ambiente, e ainda que a agropecuária contribui para o desmatamento e aumento das emissões de gases de efeito estufa. Esta alternativa vegetal ao couro animal promove menores índices de consumo de água, diminuição do desmatamento, exploração animal e abolição de substâncias tóxicas como o cromo, usadas no tratamento do couro convencional.

Este trabalho foi iniciado em 2019 na fazenda Desserto localizada em Zacatecas no México, no qual o cactos é típico da região e compatível com a biodiversidade local. Trata-se de uma planta com metabolismo ácido característico das crassuláceas, que durante a noite capturam CO2, produzem oxigênio e absorvem água da atmosfera. O couro da Desserto apresenta a durabilidade, flexibilidade e respirabilidade exigidas pelo mercado e a diferença é que sua produção elimina químicos tóxicos usados para a produção do couro animal, além de necessitar de pouca água e absorver CO2 da atmosfera no processo. Trata-se de uma plantação totalmente orgânica livre de pesticidas e que não demanda sistemas de irrigação, considerando que os cactos sobrevivem da água da chuva e minerais da região.

Para a produção de um metro quadrado de couro Desserto são utilizadas 3 folhas de cactos. Estas plantas tem uma vida útil de 8 anos, e sua cultura é perene, sendo que não precisam ser imediatamente replantadas a cada ciclo produtivo concluído.

O processo de produção deste couro é iniciado com a colheita das folhas maduras a cada 6-8 meses. Vale ressaltar o cuidado em deixar espaço para novas folhas crescerem no lugar das folhas colhidas. Após a colheita, as folhas são moídas e secadas pelo sol de forma natural durante 3 dias. A partir de então, esse material orgânico processado e misturado com substâncias não tóxicas para a criação do couro em diferentes texturas e cores.

Com esta inovação a Desserto desenvolve um produto de base vegetal que é uma alternativa ecológica ao couro animal tradicional.