É valido perceber o desenvolvimento de inovações em economia circular aqui no Brasil. Um bom exemplo é o aplicativo Cataki que aproxima os profissionais da reciclagem dos geradores de resíduos. Ao utilizar o aplicativo é possível contribuir com o meio ambiente e fortalecer o trabalho dos catadores. O Cataki já soma mais de 350 mil downloads até o momento.

Saibam que o Brasil é o líder mundial em reciclagem de embalagens de alumínio, como as nossas latinhas descartadas. O alumínio é 100% reciclável, em número ilimitado de vezes.

Deve-se perceber que os nossos catadores são equivalentes ao Pelé, diante do inigualável e representativo trabalho que desenvolvem há anos com as latinhas de alumínio no Brasil e no Mundo.

O Cataki foi desenvolvido em 2017 e tem o objetivo de colocar as cooperativas e os coletores individuais em contato com as pessoas que querem descartar resíduos. Esta tecnologia permite o registro dos coletores de recicláveis por nome, telefone, endereço e material recolhem.

Para a sua utilização, é necessário baixar o aplicativo no celular e fazer o seu cadastro. O Cataki opera com a localização atual do dispositivo e mostra quais coletores estão próximos ao seu local.

Para a realização de um descarte, o primeiro passo é fazer a separação dos resíduos que precisam ser higienizados, separados e embalados da maneira correta para facilitar o trabalho do catador.

Em seguida, faz-se o agendamento da retirada. Após a separação dos materiais, deve-se acessar o aplicativo e procurar pelo catador mais próximo da sua localização. O agendamento será feito diretamente com o profissional.

Após o agendamento, é feita a coleta. Os catadores recolhem os mais diversos tipos de materiais, desde os recicláveis comuns como plástico, papel, metal e vidro, até móveis, eletrônicos, óleo e entulho. Nesta etapa é necessário remunerar o catador pelo serviço prestado. Esta iniciativa é sem fins lucrativos, e o desenvolvedor do Cataki incentiva que o pagamento seja combinado diretamente com os profissionais que fazem a coleta.

Analisando esta iniciativa, deve-se refletir sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos gerados de forma integrada.