O Boletim Agroclimatológico mensal do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) tem como objetivo levar informações meteorológicas direcionadas às atividades do campo. Órgão vinculado ao Ministério daAgricultura e Pecuária, o INMET divulgou o boletim de julho com uma análise das condições climáticas observadas no Brasil no período para a região Centro-Oeste do país.
Segundo informações do documento, o período seco já teve seu início na região desde o mês de maio e nas últimas semanas tem-se observado chuvas abaixo da média em grande parte da região. Desta forma, a previsão do multimodelo é de tendência de chuvas abaixo da média em toda área (Figura 4a), com tendência de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos 9 meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%,
As previsões indicam que as temperaturas devem ser acima da média climatológica nos próximos meses (Figura 4b), com possibilidade de ocorrência de alguns dias de excesso de calor em algumas áreas, devido a permanência de massasde ar seco e quente sobre a região, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Entretanto, durante o inverno é comum a região apresentar manhãs e noites com temperaturas mais amenas.
Com a redução das chuvas e a elevação das temperaturas nos próximos meses, prevê-se uma redução dos níveis de água no solo em praticamente toda a região nos próximos três meses, podendo prejudicar as lavouras de milho segunda safra que foram semeadas tardiamente.
Já no sul do Mato Grosso do Sul, os níveis de umidade podem permanecer com volumes satisfatórios (Figuras 5a, 5b e 5c). No geral, estas condições serão favoráveis à maturação e colheita do algodão e do milhosegunda safraNotícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/clima/inmet-preve-tempo-seco-e-chuvas-abaixo-da-media-para-o-centro-oeste-em-julho