Recém negociadas em bolsa, as ações da Petz já geraram grande euforia no mercado. Diferente dos outros IPOs que ocorreram nos últimos meses e vem enfrentando uma série de turbulências, os ativos da PETZ3 foram fixados no preço de R$13,75 e hoje já superam a faixa dos R$18,80. Diante deste grande sucesso, o time de análise da Guide buscou detalhar à fundo o case.

A Petz foi fundada em 2003, tornando-se o primeiro pet shop do mundo com atendimento 24 horas. A companhia começou a expandir sua operação até que em 2013 se associou ao fundo de Private Equity Warburg Pincus, que propôs à Petz um plano de longo prazo, visando melhorar sua governança corporativa e a profissionalização de sua operação.

A partir deste, em 2015, foi implementada uma transformação interna, além de nova estratégia operacional, com um novo layout personalizado nas lojas e navegação dividida em mundos (cães, gatos, aves, roedores e aquário). A reestruturação permitiu grande aumento da eficiência do negócio, atrelado a um crescimento da rentabilidade e consolidação da empresa em sua posição de líder do setor em que atua.

Hoje, além de ser o pet shop com maior rede de lojas (105 unidades espalhadas em 12 estados diferentes e no Distrito Federal), centros veterinários e de estética animal, que também promove o maior programa de adoção de cães e gatos do Brasil, a Petz possui uma robusta plataforma de e-commerce, que se expandiu de forma extremamente acelerada durante os últimos meses, chegando a atingir crescimentos de três dígitos.

A varejista felizmente tomou a decisão de investir em omnicanalidade em meados de 2015 e hoje já conta com 100% do seu parque de lojas integrado na plataforma. Desse modo, o crescimento que era esperado em 5 anos de vendas online da Petz, ocorreu em 5 meses, e o meio se mostrou ser extremamente escalável e rentável.

A pandemia trouxe uma série de mudanças, que inclusive devem contribuir para mudar o setor de varejo focado em pets de forma estrutural nos próximos anos.

O primeiro ponto importante foi a imposição das medidas de isolamento social, que fizeram com que muitos passassem a adotar o sistema de home office em seus trabalhos. Isto resultou em um maior convívio do tutor com seu pet, e concomitantemente em maior atenção deste a acessórios, brinquedos e snacks que poderia comprar para entreter seu animal de estimação. Dessa forma, foi observado um grande aumento da venda dos pet shops, que ocorreu majoritariamente via e-commerce. Segundo a companhia, o canal representou quase 26% do seu faturamento no 2T20.

Conforme os comércios foram reabrindo de maneira gradual, o consenso entre as varejistas era de que esse volume no meio digital iria diminuir. Para a Petz, no entanto, o canal seguiu forte, mantendo forte penetração do faturamento no 3T20. A companhia ainda observou que a abertura de uma nova loja impulsiona o desempenho do e-commerce na região, já que auxilia na divulgação da marca.

Com isso, a empresa segue focada em sua estratégia de abertura de lojas (a meta para 2020 são 28 unidades), que contribui para alavancar vendas em diferentes canais. Dentro do processo de abertura, há duas diferentes estratégias de expansão: (I) adensamento, quando abrem alguma loja dentro de uma área de influência; e (II) espalhamento, consistindo na abertura de unidades em diferentes regiões, já que o segmento de pets é muito fragmento e carece de competição local, permitindo com que atendam diferentes tipos de público.

Quando comparamos a Petz a seus principais pares, é a companhia que possui maior número de acesso no seu site e aplicativo. Seus maiores concorrentes hoje são a Pet Love, companhia que atua somente no segmento digital e a Cobasi, grande player no meio físico, mas que não possui meio digital integrado de forma eficiente a sua estrutura. Os diferenciais da Petz são: (I) todas as suas lojas são alugadas; (II) a empresa possui diferentes fornecedores, o que diminui sua dependência; (III) suas compras são feitas em quase 100% diretamente da indústria, impulsionando margens.

Para o futuro, planejam implementar serviços de dog walker e dog sitter, visando agregar ainda mais valor a seus clientes e caminhando também para se tornar uma one stop shop.

Ressaltamos ainda seu desempenho no 3T20:

(I) crescimento de 32,3% das vendas nas mesmas lojas na comparação a/a;
(II) aumento de 51% na receita bruta total, atingindo R$450,2 milhões;
(III) avanço de quase 400% na receita bruta digital, com penetração quase inalterada em comparação à do 2T20, impulsionado por uma série de melhorias no site e app que facilitam a busca por produtos; e
(IV) crescimento do Ebitda em 34,5% a/a devido a maior penetração dos canais digitais e aumento do número de inaugurações.

Diante do cenário, momento e qualidade do business, nossa recomendação é de compra para o papel, com preço alvo de R$ 21,00.

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