Na direção contrária das projeções dos analistas, o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), também conhecido como inflação, dos Estados Unidos (fora itens voláteis como alimentos e energia) subiu 0,4% em dezembro em relação a novembro. A informação foi divulgada nesta manhã de quarta-feira (15) pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, o aumento foi de 3,2% em dezembro.

Segundo o InfoMoney, analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam altas de 0,2% e 3,3%, respectivamente. Já economistas ouvidos pela Reuters previam altas de 0,3% na base de comparação mensal.

Política monetária

Embora o CPI não seja o índice inflacionário preferido do FED, ele chega em um momento de pressão para o banco central americano. Vale lembrar que a próxima reunião que decide a taxa de juros no páis será nos dias 28 e 29 de janeiro.

O Payroll divulgado no dia 10, mostra que o mercado de trabalho ainda aquecido e a volta do republicano Donald Trump à Casa Branca pode resultar em uma política econômica mais protecionista. Tudo isso acaba impactando na inflação.

Também é de conhecimento geral que o FED sinalizou que pode pausar o ritmo da queda dos juros este ano.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%