Inflação FGV - IGP-M
Reprodução

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como o índice que mede a inflação do aluguel”, registrou inflação de 0,83% na primeira prévia de dezembro, o que representa uma desaceleração em relação aos 0,99% de novembro e aos 1,52% registrados no encerramento de novembro de 2024, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) nesta terça-feira (10).

O principal componente do índice, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), apresentou uma variação de 1,09%, abaixo dos 1,25% da medição anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que mede a inflação no bolso do consumidor, teve uma variação bem mais modesta, de apenas 0,03%, ante 0,22% no mês passado.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) também apresentou uma desaceleração, marcando 0,52%, abaixo dos 0,59% da prévia anterior.

Esses resultados do IGP-M indicam uma redução na pressão inflacionária, refletindo um arrefecimento nas variações de preços tanto no atacado quanto no varejo e na construção.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%