O Dow Jones Sustainability Index World ou Índice Dow Jones de Sustentabilidade Global é um indicador global de performance financeira super importante. Foi lançado em 1999 como o primeiro nesta modalidade para empresas líderes em sustentabilidade a nível global.
No último dia 23, o índice publicou a nova lista com as empresas que mais se destacaram em iniciativas ambientais, sociais e de governança dentro das 2.500 companhias que integram a S&P Global Broad Market Index (BMI), índice de investimentos globais. Desta vez, 11 empresas brasileiras integram o índice: Bradesco (BBDC4); Banco do Brasil (BBAS3); Cemig (CMIG4); Itaú (ITUB4); Itaúsa (ITSA4); Lojas Renner (LREN3); Cosan (CSAN3); Petrobras (PETR4); Klabin (KLBN11); Vivo -Telefônica Brasil (VIVT3); Rumo (RAIL3). Cosan e Vivo figuram na lista pela primeira vez; e Petrobras retorna depois de três anos.
A importância do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI)
Fortalece a reputação – A inclusão no DJSI pode melhorar a percepção da marca entre consumidores, parceiros comerciais e stakeholders, resultando em maior lealdade do cliente e vantagens competitivas no mercado.
Proporciona critérios objetivos – O DJSI mede o desempenho das empresas líderes mundiais em sustentabilidade, fornecendo aos investidores critérios objetivos para a gestão de carteiras de investimento de sustentabilidade.
Reconhece a importância de práticas sustentáveis – O índice é uma forma de investidores reconhecerem a importância que as práticas de negócios sustentáveis são essenciais para gerar valor para os acionistas de longo prazo.
(Fontes: Exame; DJSI)