Os resultados da redução da inflação vêm se traduzindo consistentemente na redução da inadimplência (IPCA: 0,23% em agosto de 2023 contra 0,53% em janeiro de 2023). O programa Desenrola Brasil também tem uma contribuição, porém marginal. A taxa de inadimplência projetada pelo IBEVAR – FIA Business School (recursos livres) deve ficar entre 5,68% e 6,26%, com média estimada 5,97% para outubro de 2023, o que implica uma redução de 0,09 p.p. em relação ao valor real de agosto de 2023 e estabilidade em relação ao valor estimado para setembro de 2023.
Considerando-se a queda de atrasos (recursos livres) observada, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,97%) e o limite inferior (5,68%) do intervalo estimado para o mês de outubro de 2023: “Embora as indicações apontem na direção da queda da inadimplência os resultados são ainda instáveis. As pressões sobre a inflação diminuíram, mas a núcleos de resistência vindos principalmente do setor de serviços” afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.
___________________________________________________________________
Sobre o IBEVAR – O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor.
Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
(Enviado por Agência Fato Relevante)